As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

O que fazer para tratar da diarreia em cães

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Diarreia em cães

A diarreia em cães indica uma variedade de possibilidades. Pode ser grave, e até fatal. Porém, também pode ser simples e, com uma rápida tomada de decisões, ser facilmente sanada.

O importante é que as causas sejam identificadas logo. Quando o cão com diarreia deve ser levado ao veterinário? O que fazer se a diarreia for simples? Como identificar a causa? Tudo isso veremos na matéria abaixo.

Tipos de diarreia em cães

  • Diarreia por intoxicação

Essa é uma das principais causas mais comuns, já que são incidentes em cães que ficam bastante tempo em áreas externas e que estão expostas a substâncias tóxicas. Pode ocorrer pela ingestão de plantas, animais mortos ou produtos de limpeza.

  • Diarreia por alimentação

A diarreia em cães por alimentação também é comum na vida dos pets, já que estão em contato com rações por todas as fases da vida. Essas, que podem não fazer bem para o organismo do cachorro e, dependendo do costume com a alimentação, pode ter quadro de diarreia. Por exemplo, rações de baixa qualidade ou comidas preparadas especialmente para humanos podem facilmente desregular o funcionamento estomacal do cachorro.

  • Diarreia por parasitas intestinais

Parasitas intestinais podem ser grandes causadores de diarreia em cães. Acontece na infecção por vermes, que, dependendo da saúde do pet, podem adentrar e bagunçar seu organismo facilmente. Mantenha o vermífugo em dia para controlar a incidência.

  • Diarreia por estresse

O estresse não faz bem para nenhum ser vivo. Tanto nos humanos quanto nos cachorros, esse problema pode bagunçar todo o sistema do organismo, não sendo diferente com o funcionamento do intestino. Por conta disso, também pode causar diarreia em cães.

  • Diarreia por doenças

É normal que cães fiquem com diarreia por conta de doenças como viroses, tumores e infecções, que desregulam os sistemas do organismo causando o problema.

Diarreia em cães: O que fazer?

Logo nas primeiras suspeitas de que seu cão está com diarreia, é indicado que aumente a observação em relação ao comportamento do cão e a outros possíveis sintomas que ele pode apresentar. Ao mesmo tempo em que observa a incidência no pet, evite dar petiscos e alimentos que o cachorro não costuma comer normalmente, para não piorar mais ainda a situação estomacal. Além disso, quanto mais água ele tomar, será melhor na regulagem do organismo. Veja se seu amiguinho está com falta de apetite, febre, vômitos ou sangue nas fezes, que geralmente andam correlacionados à diarreia.

É necessário também checar por quanto tempo a diarreia perdura. Se ela passar rapidamente e não tiver mais impactos graves, a situação se tranquiliza, relativamente. Se o cão apresentar mais problemas sintomáticos, indisposições, ou novo episódio de diarreia, é válido consultar um médico veterinário para avaliar as circunstâncias. Em caso de cães idosos ou filhotes com diarreia, o ideal é que o profissional seja procurado o quanto antes, pois nessas fases da vida o animal tem a saúde mais fragilizada do que na adulta.

A diarreia em cães que acontece de forma isolada pode ser tratada pelo próprio tutor. O ideal é que a família ofereça os nutrientes necessários através de uma boa orientação na dieta, indicando, por exemplo, água de coco para beber, e alimentação regrada e leve para comer, como arroz, frango cozido e legumes. Isso é essencial na recuperação das necessidades perdidas com a diarreia.

5 dicas para evitar a diarreia em cães

  1. Mantenha o animal longe de possíveis plantas tóxicas da casa;
  2. Água fresca e limpa é essencial para o funcionamento intestinal do cão;
  3. É imprescindível manter a vacinação e vermifugação em dia;
  4. Deixe produtos de limpeza em locais inalcançáveis pelo cachorro;
  5. De acordo com o médico veterinário, sempre siga a dieta recomendada.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS