O Pitbull é uma raça de cão com história e um passado marcante, mas é tão resistente que é apreciado até hoje.
Se você está pensando em adotar um cachorro dessa raça, precisa estar ciente de suas particularidades para que tome as melhores decisões em relação ao seu novo amigo de quatro patas.
Este artigo explora as características dessa espécie, seu temperamento, estilo de vida e cuidados que precisa ter.
A origem e história do Pitbull
O Pitbull é um cão muito antigo, originário da Grã-Bretanha, e foi criado para lutar com outros cães em arena pública. Ele foi desenvolvido para se tornar uma raça resistente, forte e destemida.
Por muito tempo, a espécie foi vista como uma ameaça, mas aqueles que os conhecem melhor sabem que eles são cães muito afetuosos e ótimas companhias para quem deseja ter um animal de estimação.
Características
Presente em muitas cores, a pelagem do Pitbull costuma ser curta. Esses cães tem um tamanho de cerca de 48 centímetros e um peso aproximado de 28 quilos, o que o torna perfeito para quem deseja um cão de porte médio.
Personalidade
Forte e determinado, o Pitbull tem uma fama de mal que não é justa para um cãozinho tão carismático. Eles são bastante enérgicos e precisam de muito exercício para canalizar essa energia.
Esses cachorros gostam de brincar e formam um vínculo profundo com seus tutores. Embora sejam conhecidos por serem um pouco teimosos, eles também são muito obedientes.
Esta raça, quando bem tratada e treinada, tem um bom comportamento com crianças e é muito cuidadosa e afetuosa.
Cuidados
No geral, um Pitbull não é um cão que demande muitos cuidados em específico. Como são cães muito enérgicos, precisam de, pelo menos, duas horas de exercício diário para manter uma boa saúde mental e física.
Seus dentes também devem ser verificados periodicamente e os pelos precisam passar por uma escovação diária para manter sua saúde e higiene.
Conclusão
O Pitbull é uma raça de cão muito antiga, resistente e apreciada. Se você está pensando em adotar um cão dessa raça, certifique-se de que compreende suas particularidades.
É importante destacar que esses cachorros têm bastante energia e precisam de muito tempo de exercício diário para serem felizes e se manterem comportados.
Por fim, é preciso cuidar de sua saúde e bem-estar com visitas regulares ao veterinário. Esses e outros conteúdos sobre animais de estimação podem ser encontrados no Panorama PetVet.