SistemaPet profissionaliza criadores e oferece suporte ao mercado pet
Plataforma permite emissão de RG, certidão de nascimento, carteira de vacinação, contrato digitais e gestão de saúde e alimentação para criadores registrados


Enquanto a maioria dos softwares voltados ao setor pet focam em soluções para clínicas veterinárias e pet shops, o SistemaPet surgiu em um caminho oposto. Com sede em Florianópolis (SC) e fundada em 2014 por Eduardo Antunes e sua sócia Nara Corrêa, a empresa nasceu da experiência do CEO como criador de cães e gatos.
O objetivo inicial era suprir a carência de um sistema completo para gestão de criadouros, unindo controle administrativo, saúde e bem-estar dos animais e divulgação profissional dos filhotes.
A ideia nasceu ainda em 1997, quando Eduardo começou a criar cães e percebeu a dificuldade de atualizar rapidamente anúncios de filhotes e manter o controle de toda a operação. Na época, desenvolveu, para uso próprio, um sistema que integrava cadastro, fotos, dados de saúde e divulgação. Com o tempo, percebeu que havia uma demanda reprimida.
“O criador tem um trabalho administrativo intenso, aliado à responsabilidade de cuidar da saúde, alimentação e bem-estar dos filhotes. Nosso sistema veio para unir a gestão interna à divulgação, de forma simples e integrada”, descreve o CEO e fundador.
O sistema para criadores do SistemaPet é hoje o único do gênero no Brasil com tamanha abrangência. Permite emissão de RG e certidão de nascimento, carteira de vacinação, contratos digitais, controle de pesagem, gestão de saúde e alimentação, além de integração com o Busca Filhote, portal exclusivo para divulgação profissional, restrito a criadores registrados.
Quem compra um filhote de um cliente SistemaPet ainda recebe cupons para utilizar em outros estabelecimentos parceiros, como veterinárias e pet shops em sua cidade, fortalecendo uma rede de benefícios.
Esse foco inicial em um segmento pouco explorado abriu caminho para a expansão da empresa, que hoje atende mais de 750 clientes no Brasil e no Exterior, incluindo Argentina, Portugal, Irlanda e Canadá. A relação abrange hotéis, creches, clínicas e pet shops.
“Hoje, cerca de 85% dos nossos clientes oferecem hotel e creche. Mas nosso público vai além disso. Também atendemos empreendedores que trabalham exclusivamente com banho e tosa ou serviços clínicos”, exemplifica.
O modelo de negócio é modular, pelo qual o cliente começa com as funções essenciais e pode adicionar recursos conforme a empresa cresce, como emissão de nota fiscal, integração com agendas e controle veterinário.
SistemaPet apresentou inovações na Pet South America
Durante a Pet South America deste ano, o SistemaPET movimentou o setor com quatro grandes lançamentos estratégicos.
Entre as novidades, está a integração com a Alexa, que permite registrar entrada e saída de pets apenas por comando de voz, agilizando o atendimento quando o funcionário está com as mãos ocupadas. Outra aposta é a tag NFC, que pode ser fixada na mochila do pet e permite registrar movimentações apenas aproximando o item de um celular. Caso o animal se perca, a tag também conta com QRCode que direciona para a ficha completa do pet.
No campo da inteligência artificial, o destaque ficou por conta do Dr. Spia, agente virtual treinado para auxiliar médicos veterinários. A ferramenta analisa anamneses, parâmetros fisiológicos e histórico do animal, sugerindo possíveis diagnósticos, exames, tratamentos e sempre citando as fontes utilizadas, recurso que torna a IA um apoio técnico confiável para o profissional.
Outra inovação é o Speed, assistente virtual para WhatsApp que realiza orçamentos, cadastros, agendamentos e outras interações automatizadas com clientes. Complementando as novidades, a empresa lançará o aplicativo de operações, otimizado para monitores, banhistas e transportadores de pets para terem diretamente no celular as mesmas funções do software do desktop, só que mais enxutas e ágeis, para envio de fotos aos tutores e registros rápidos de manejo.
Sem investidores externos, o SistemaPet mantém um crescimento anual entre 60% e 70%, apostando constantemente no aprimoramento do sistema a partir das demandas reais de seus usuários. “Nosso investidor é o cliente”, afirma Eduardo, destacando que sugestões coletadas por feedbacks de clientes orientam o desenvolvimento de novas funcionalidades.
O suporte oferecido é 100% humanizado, com treinamentos personalizados que variam de acordo com a complexidade da operação. A implantação normalmente ocorre em até três reuniões, mas pode ser estendida conforme a necessidade.
SISTEMAPET Sede: Florianópolis (SC) Fundação: 2014 Clientes: cerca de 750 clientes Crescimento: 60% do faturamento |