Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioEspecialistas
Especialistas

Segmentação auxilia gestão de portfólio no mercado pet

Fernanda Viscione
Por Fernanda Viscione
4 de dezembro de 2024
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram

    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

    Participe
    GESTÃO DE PORTFÓLIO
    Foto: Freepik

    A gestão de portfólio no mercado pet é um processo estratégico essencial para empresas de todos os tamanhos e perfis, sejam elas indústrias, serviços, do atacado ou do varejo. Ao segmentar e analisar seus produtos de maneira estruturada, é possível alocar recursos de forma mais eficiente, impulsionar o crescimento e maximizar a rentabilidade. Neste artigo, trago um breve resumo das ferramentas de segmentação que você pode utilizar para facilitar essa gestão.

    Segmentar um portfólio de produtos significa classificar e analisar as diferentes linhas com base em critérios como rentabilidade, crescimento do mercado, público definido e potencial de inovação. Esse processo permite que a empresa identifique quais itens demandam mais investimento, quais devem ser descontinuados e quais estão alinhados com os objetivos estratégicos.

    Além disso, no segmento de saúde, não administrar bem essa atividade pode elevar riscos associados à validade dos produtos, acarretando perdas ou a necessidade de “queimar” preços, causando prejuízos de qualquer maneira.

    Principais ferramentas na gestão de portfólio no mercado pet

    Para alicerçar as tomadas de decisão relacionadas à gestão de portfólio no mercado pet, a Matriz BCG (Boston Consulting Group) talvez seja uma das ferramentas mais práticas e interessantes. Por meio dela, os produtos são divididos em quatro categorias.

    • Estrelas: alta participação em mercados de alto crescimento e alta margem. Exemplo: iPhone da Apple, que continua a gerar grande crescimento e rentabilidade
    • Vacas leiteiras: artigos com alta participação de mercado em segmentos de baixo crescimento e margens muitas vezes limitadas. Exemplo: a depender da região, uma ração de categoria premium pode gerar fluxo de caixa constante e grande volume de clientes, sendo muitas vezes uma categoria-destino – o que atrai fluxo para o estabelecimento e/ou volume para a operação da indústria
    • Interrogações: itens com baixa participação em mercados de alto crescimento. Exemplo: algumas linhas antigas da Fanta, da Coca-Cola, que exigem inovação. O ideal é que o produto fique pouco tempo nessa situação e migre para um dos outros quadrantes citados
    • Abacaxis: produtos com baixos níveis de participação, crescimento e margem, candidatos à descontinuação ou que precisam compor alguma estratégia mais abrangente. Exemplo: um vermífugo para cachorros com tamanho extremo (GG) pode vender muito pouco em comparação com os demais itens da linha, mas é necessário para manter o consumidor com cachorros desse porte no fluxo da loja. Afinal, ele é potencial consumidor de outras categorias, como ração

    Matriz GE/McKinsey

    A Matriz GE/McKinsey é uma ferramenta mais avançada, que avalia a força competitiva de cada produto e a atratividade do mercado. Produtos são classificados em uma matriz de nove células, o que ajuda empresas a tomar decisões mais complexas sobre onde investir, onde proteger e onde desinvestir, baseando-se na atratividade versus a força competitiva.

    • Alta/média atratividade e alta/média força competitiva ou diferencial: investir
    • Baixa atratividade e baixa força competitiva ou diferencial: desinvestir

    As situações intermediárias nessa análise podem indicar necessidade de proteção do negócio. Essa é uma ferramenta com boa adequação às indústrias para o momento de planejar ações de marketing e inovação.

    Análise de custo-benefício

    A análise de custo-benefício compara os custos de produção, marketing e inovação com os benefícios gerados pelos produtos. É útil para avaliar a viabilidade financeira de manter ou expandir certos produtos no portfólio.

    Exemplo de aplicação: um pet shop pode decidir investir na fidelidade de seus consumidores para serviços como banho e tosa, o que pode puxar o fluxo para seu ponto de venda e estimular vendas por impulso. É, inclusive, uma maneira de evitar comparações de preços entre as lojas físicas e os canais de vendas online.

    Análise SWOT

    Provavelmente a ferramenta mais difundida da gestão de negócios é a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), aplicada para entender o contexto interno e externo de cada produto. Ajuda as empresas a identificar produtos com grande potencial de crescimento ou aqueles que podem precisar de melhorias.

    Exemplo de aplicação: uma clínica veterinária pode aplicar a ferramenta para diagnosticar uma eventual queda de faturamento. Essa análise leva em conta os fatores fora de seu controle (oportunidades e ameaças como a chegada de clínicas na região, um momento econômico, uma mudança de comportamento do seu público daquele bairro devido a mudanças no trânsito), mas também os que estão sob seu poder de atuação. Também avalia diferenciais no atendimento, experiência do tutor durante a visita, um CRM aplicado na base de clientes com lembretes de vacinação e oferta de produtos correlatos. O mais importante é que a aplicação da ferramenta culmine em um plano de ação com atividades, prazos e responsáveis.

    Ferramentas de gestão de portfólio

    Após segmentar o portfólio de produtos, é essencial usar ferramentas de gestão para acompanhar o desempenho e alocar recursos de maneira eficiente.

    Balanced Scorecard (BSC)

    O BSC alinha os produtos com as metas organizacionais, considerando quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado. A empresa garante que os produtos contribuem para os objetivos de longo prazo.

    Exemplo de aplicação: uma clínica pode usar o BSC para avaliar como um feromônio para o tutor de gatos impacta nas vendas e na satisfação do cliente.

    A segmentação do portfólio de produtos é essencial para garantir que os recursos da empresa sejam alocados de forma eficiente e que os produtos atendam às metas estratégicas. Essa estratégia fornece uma estrutura de dados robusta para classificar e priorizar os produtos, viabilizando decisões mais fundamentadas e maximizando retornos.

    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      O poder do visual merchandising nos pet shops
      Próximo artigo
      Adestramento positivo: orientações para educar seu pet

      Outros especialistas

      Vanessa Oliveira

      Entenda os impactos da pejotização na área veterinária

      Rodrigo Albuquerque

      A transformação do mercado pet em cinco anos

      Fabiano de Granville Ponce

      O crescimento do mercado pet brasileiro e seus desafios

      Daniela Jambor

      Os cuidados com propaganda de alimentos veterinários

      OUTRAS NOTÍCIAS

      CFMV questiona exclusão da medicina veterinária em concurso

      Veterinária 14 de maio de 2025

      Weasy inova com banheiros inteligentes para pets

      Acessórios 14 de maio de 2025

      Pesquisa inédita avalia perfil dos tutores de pets

      Mercado 14 de maio de 2025

      Instituto para Desenvolvimento do Varejo elege novo Conselho Executivo

      Varejo 13 de maio de 2025

      Weasy Food aposta em alimentação natural para cães

      Lançamentos 13 de maio de 2025

      Promoção na Plamev

      VaiVém 13 de maio de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte