As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Saiba tudo sobre a tartaruga tigre d’água

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

tartaruga tigre d'água
Foto: Freepik

Por mais que não seja um animal ativo como cachorros e gatos, a tartaruga tigre d’água está encantando as famílias por ser uma opção ideal para quem quer um pet mais tranquilo em casa.

Esses répteis são divididos em três grupos. Os jabutis que são exclusivamente terrestres, os cágados que podem viver na terra e na água e as tartarugas que são exclusivamente aquáticas. O que chamamos de tartarugas de aquário ou tartarugas domésticas são na verdade cágados.

Além de serem interessantes de se observar, também podem se tornar companheiras de longa data quando cuidadas adequadamente. Mas, antes de levar para casa esse pet, é fundamental que você tenha o conhecimento sobre montagem do aquário, alimentação e outros cuidados.

Conheça a tartaruga tigre d’água

Assim como outros animais exóticos, o pet deve ser adquirido em locais autorizados pelo Ibama. E lembre-se de pedir o certificado de origem em cativeiro.

Um filhote de tigre d’água tem, em média, 5 centímetros, mas com os cuidados adequados, ele pode crescer até seis vezes esse tamanho. É um animal de água doce, encontrado em pântanos, riachos ou lagoas, e tem coloração verde com listras em amarelo e laranja.

Alimentação

Essa espécie é onívora e precisa se alimentar de uma ração específica, com nutrientes de origem animal e vegetal. É necessário conversar com um veterinário especialista em animais silvestres para orientações sobre a dieta.

Saúde

Se seguir todos os cuidados, os tigres d’água dificilmente ficam doentes. Mas é recomendado levá-los ao veterinário ao menos uma vez por ano para um check-up.

Como montar o aquaterrário

Como o nome já indica, é um terrário que também possui uma parte com água. Assim, o pet poderá mergulhar e também sair da água para relaxar e tomar sol.

Tamanho

Nesse espaço, é necessário que tenha acessórios para garantir o bem-estar do animal. Por isso, o ambiente deve ser grande e fundo o suficiente para que o bichinho se movimente com tranquilidade.

Temperatura

A água deve ser morna e, por isso, é importante colocar um aquecedor. Tenha um termômetro para verificar a temperatura do ambiente com frequência, que deve variar entre 23ºC a 26ºC.

Exposição solar

É importante posicionar o aquaterrário em algum ponto da casa que receba luz do sol. Isso porque o sol ajuda na absorção de cálcio, mantendo a saúde do cágado.

Limpeza e filtragem

Assim como no aquário de peixe, o excesso de material orgânico faz mal ao animal. Por isso, é preciso fazer manutenção para que a água fique sempre em boas condições: cristalina e livre de resíduos.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!