A queda de pelo em cachorros é um problema comum em todas as raças. A pelagem é principal fonte de proteção contra mudanças de temperatura e o mecanismo de defesa contra parasitas. Por isso, é fundamental reconhecer e tratar rapidamente casos de queda de pelo em cães.
Principais causas da queda de pelo em cachorros
A queda de pelo em cães pode ser motivado por diversos motivos, desde problemas de pele a questões genéticas. Entre as principais causas estão:
- Alergias
As alergias são uma das principais causas da queda dos pelos. Os sintomas comuns incluem coceira, erupções cutâneas, vermelhidão, entre outros. Normalmente essas manifestações acontecem por alergias alimentares, à poeira e às pulgas.
- Parasitas
Parasitas externos, como pulgas e ácaros, também podem provocar a queda de pelo em cães. O banho com produtos específicos e o uso de itens antipulgas regulares reduzem o risco de infestação por parasitas.
- Doenças
Algumas doenças como lúpus, sífilis e cinomose resultam na queda de pelo. Caso animal tenha um caimento inexplicável da pelagem é aconselhável procurar um veterinário para diagnosticar possíveis doenças.
- Estresse
O estresse é uma das principais causas para a queda de pelo os pets. O ideal é manter o amigão relaxado e protegido para ajudá-lo a ficar saudável.
- Genética
Algumas raças de cachorros são mais suscetíveis à queda de pelo. Isso acontece principalmente em raças como Dálmata, Shih Tzu e Schnauzer.
Dicas de como prevenir
A prevenção da queda de pelo em cães é bastante simples e envolve alguns cuidados básicos com o animal, como:
- Alimentação adequada
- Exercício físico regular.
- Manter o animal sempre limpo e trocar a água e a comida periodicamente
- Usar produtos antiparasitários regulares para prevenir infestações por parasitas
- Evitar o estresse e dar carinho e afeto ao cão.
- Visitar regularmente o veterinário para prevenir possíveis doenças.
Tratamento
O tratamento da queda de pelo em cães depende da causa do problema, que pode ser alérgica, parasitaria ou emocional. Existem cosméticos e produtos medicinais que ajudar a melhorar a aparência da pelagem e deixá-la saudável.
Para prevenir essa queda, é essencial cuidar da saúde do animal, fornecendo alimentação adequada, estimulando o exercício físico regular, mantendo-o limpo e saudável e usando produtos antiparasitários regulares.