As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Projeto de Lei quer extinguir diploma de veterinário

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

diploma de veterinário

O Projeto de Lei 3081/22, protocolado a um mês e 10 dias do fim do mandato do deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG), visa acabar com a necessidade de diplomas para 106 profissões, incluindo a de médico veterinário.

A proposta de lei nº 3.081/22 ainda não tem um relator designado para dar um parecer a respeito, que é o primeiro passo para a proposta ser discutida na Câmara. Mas, segundo reportagem do Estadão, as chances de o projeto ser aprovado no Congresso são praticamente nulas.

Mitraud não disputou a reeleição, portanto, não estará na Câmara para defender seu texto. Na atual legislatura houve uma mudança no Regimento Interno da Câmara e a partir de agora os projetos seguem tramitando mesmo que seus autores não tenham sido reeleitos. Antes disso, os projetos eram todos arquivados.

Fim da exigência de diploma de veterinário

A proposta tem sido bastante criticada por diferentes segmentos. No site da Câmara, por exemplo, 98% dos participantes de uma enquete opinaram que discordam totalmente e apenas 1% disse que concorda totalmente.

Segundo o ex-deputado, são profissões e atividades que não oferecem risco à segurança, à saúde, à ordem pública, à incolumidade individual e patrimonial e, por conta disso, não precisam da exigência de formação técnica para serem exercidas.

“Ao impor inúmeras barreiras de entrada, o exercício profissional fica limitado a condições que, muitas vezes, não refletem critérios que, de fato, tornam a prática mais segura. O que ocorre é que grupos de interesse almejam uma fatia do mercado para seu exclusivo usufruto”, defende na justificativa.

Para Mitraud, as exigências impostas pela regulamentação “gera um aumento de custo na economia e também uma barreira à entrada de novos prestadores de serviço, o que diminui a competição e aumenta os preços praticados”.

Fonte: Redação Panorama PetVet

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS