Primeira carteira de vacina digital para pets do Brasil deve ajudar a subir a taxa de vacinação de cães e gatos

A vacinação garante que os animais de estimação estejam protegidos de doenças graves. Ela também assegura a nossa saúde, já que muitas dessas infecções são zoonoses e podem ser transmitidas a humanos. Mas a taxa de vacinação de cães e gatos no Brasil ainda está aquém do esperado. Levantamento exclusivo da Guiavet, plataforma de medicina veterinária de família, analisou dados de mais de 4.600 pets em todo o país. A média de animais com as imunizações obrigatórias está em 55,94%.

O protocolo vacinal prevê que cães sejam vacinados com a antirrábica (que protege da raiva) e com a V8 ou V10, contra doenças como cinomose, leptospirose e parvovirose. Já os gatos também devem ser imunizados contra a raiva e receber a V3 ou V4, que protegem dos vírus da rinotraqueíte, calicivírus e panleucopenia. Mas a taxa está longe do ideal: 44,06% dos cachorros e gatos não estão com o protocolo completo.

Nesse contexto, surge uma solução inovadora: a primeira carteirinha de vacinação digital de pets do Brasil. A Guiavet, plataforma que oferece cuidado de ponta a ponta a pets de todo o país, acaba de lançar a solução em seu aplicativo. O uso da carteirinha é gratuito. Basta fazer o download do aplicativo na loja, cadastrar o animal e registrar as vacinas.

O veterinário responsável pelo animal assina o atestado de saúde e vacinação com a assinatura digital certificada e validada por lei, tornando o documento legal em todo o território nacional. Depois disso, pronto: o tutor tem a carteirinha sempre em mãos. Ela é válida em todo o Brasil e segue os requisitos do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Também é inteligente e envia alertas ao tutor quando está na hora de aplicar uma nova dose. Os lembretes só cessam após o usuário cadastrar a nova vacina na carteirinha.

A CEO e cofundadora da Guiavet, Gabi Mendes, explica que a carteirinha virtual é mais um passo da plataforma para oferecer todo o suporte de um médico veterinário de família: “A carteirinha de vacinação digital é mais uma ferramenta que lançamos para aumentar a adesão aos cuidados preventivos. Entregamos a facilidade tanto para o tutor quanto para os veterinários. Na Guiavet, estamos focados em empregar a tecnologia na melhora de qualidade de vida dos nossos pets”.

Benefícios para todo o mercado pet

Vários negócios do ramo pet em Belo Horizonte já estão adotando a carteirinha, que facilita a checagem da imunização obrigatória para entrada em espaços comuns, como hotéis e creches. A Arena Cross Dog, que tem uma franquia em BH e outra em São José dos Campos (SP), oferece uma arena com brinquedos e muita diversão para cães em eventos pet friendly. “Nós temos como objetivo final levar um espaço de conforto e diversão para os cães em eventos. Mas um ponto super importante, que sempre destacamos aos nossos clientes, é a saúde e o bem-estar dos animais”, explica a Diretora Administrativa, Isabella Pires.

Segundo ela, a entrada da carteirinha da Guiavet no processo facilita e agiliza a checagem das vacinas obrigatórias para entrar nos eventos. “Temos todas as informações do protocolo de vacina dos nossos clientes, assim, podemos consultar se estão em dia e até mesmo ajudar a lembrar do momento de renovação do protocolo”, avalia.

Médicos veterinários também estão aderindo à nova carteirinha. Karen dos Santos, que faz atendimentos na capital de São Paulo, já começou a pedir que os tutores baixem e usem a carteira digital para melhor controle da imunização dos seus pacientes . “É uma ferramenta que proporciona o meu contato com os tutores de forma mais prática, rápida e eficiente. Também evita a perda de informações dos pacientes, como muitas vezes acontece com a carteirinha física”, diz a veterinária.

Fonte: Redação Panorama PetVet