Se você gosta de praias e também tem um cãozinho de estimação, já deve ter ouvido falar das praias pet-friendly. Esses locais são perfeitos para passear de forma segura na companhia do seu peludo. A seguir, veja como aproveitar dias de sol com seu melhor amigo.
O que são praias pet-friendly?
O termo “pet-friendly” refere-se a locais que permitem a entrada de animais de estimação, como cachorros e gatos. Mas não só isso: esses lugares também são especialmente projetados e equipados para receber tanto os tutores quanto seus pets.
Nas praias pet-friendly, embora não tenham uma estrutura completa como em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos, é permitida a presença de animais. Mas é responsabilidade dos tutores levar saquinhos para recolher as fezes de seus pets e garantir a hidratação e a segurança deles, de outros animais e pessoas ao redor.
Por que nem todas as praias aceitam cachorro?
Muitas praias não aceitam animais de estimação devido a preocupações com a transmissão de doenças para os seres humanos. A falta de higiene por parte de alguns tutores, que não recolhem os dejetos de seus pets, pode contribuir para a disseminação de parasitas e bactérias.
Outra preocupação bastante comum é a possibilidade de cães mais agressivos frequentarem a praia, o que pode resultar em acidentes.
Quando não levar seu pet para a praia
Conheça bem o comportamento e o temperamento de seu pet antes de levá-lo à praia. Se ele for mais arisco ou tiver uma tendência a se tornar agressivo com outros animais ou pessoas, evite esse tipo de ambiente.
Além disso, alguns pets sentem muito calor e não gostam de ficar expostos ao sol por longos períodos.
Como preparar seu animalzinho para a praia
Antes de levar seu pet à praia, consulte um médico veterinário de confiança. Para garantir um passeio seguro, seu animal de estimação precisa estar saudável e com as vacinas atualizadas.
Ao chegar na praia, mantenha seu bichinho sempre com uma guia, mesmo que ele seja obediente e tranquilo. Os passeios devem ser realizados nos horários mais frescos do dia, para evitar calor excessivo.
Ofereça sombra, água fresca e alimentação adequada durante o passeio. Não se esqueça de aplicar protetor solar específico para pets, especialmente nas áreas mais sensíveis, como orelhas e focinho.
Além disso, não esqueça de recolher todos os resíduos deixados pelo seu peludo na praia, contribuindo para a preservação do ambiente e o conforto de todos frequentadores.
Onde encontrar praias pet-friendly
No Brasil, embora ainda sejam poucas, existem algumas praias onde os animais são bem-vindos. Confira algumas delas, conforme divulgado pela Petz:
- Santos, SP: Praia José Menino (em horário restrito);
- São Vicente, SP: Praia dos Milionários;
- Rio de Janeiro, RJ: todas as praias, mas com trechos restritos;
- Natal, RN: todas as praias;
- Pernambuco: todas as praias.