As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Por que os cães lambem os tutores?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

CÃES LAMBEM OS TUTORES
Foto: Freepik

Os animais de estimação possuem maneiras únicas de expressar carinho pelos humanos. No caso dos gatos, por exemplo, é comum vê-los “amassando pãozinho”, ou seja, afofando o colo de seu dono. Já os cães lambem os tutores por diversas razões, especialmente para se comunicar e mostrar afeto.

Enquanto nós fazemos nossas tarefas diárias contando com uma excelente visão e tato, os cachorros fazem isso por meio da lambida. Só assim esses pets conseguem absorver diversas informações do ambiente.

Cães lambem os tutores como prova de amor?

Os cães normalmente desenvolvem uma forte ligação com seus tutores. Isso acontece porque reconhecem quem os alimenta, quem proporciona momentos de diversão e carinho. É uma demonstração genuína de fidelidade.

Portanto, podemos compreender um dos motivos pelos quais os cachorros gostam de lamber seus donos: amor. De fato, é o que chamamos de “beijo canino”.

Atenção para doenças transmitidas entre animais e pessoas

Embora as lambidas dos pets sejam vistas como demonstrações de carinho, é necessário ter cautela. Esse comportamento pode aumentar o risco de mordidas e a transmissão de doenças e infecções. A raiva, por exemplo, é uma doença grave que pode ser transmitida pela saliva ou mordida de animais infectados.

Para prevenir zoonoses, é fundamental vacinar os pets adequadamente, realizar vermifugação e manter a higiene dos animais. Além disso, é importante que todos os membros da família mantenham suas vacinas em dia para garantir a saúde e segurança de todos.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS