
Na esteira da mudança de comportamento dos tutores, mais preocupados com a saúde e o bem-estar de seus pets, a fabricante paulistana Pharmal redirecionou o negócio para reforçar sua participação no mercado de manipulação veterinária. Já são cerca de 100 redes de pet shops credenciadas no estado de São Paulo.
Segundo o CEO Rodrigo Buttura, a ideia é atender a uma demanda reprimida no segmento de produtos naturais e sustentáveis para animais de estimação. A pandemia foi o que impulsionou a reorientação da empresa, fundada em 2022 e cuja proposta é intermediar a relação comercial dos pet shops com farmácias especializadas.
“Fizemos uma pesquisa que nos apontou que os pequenos pet shops não dispõem de farmácias. Os que as têm não trabalham com a linha de manipulados e perdem dinheiro com essa lacuna no atendimento”, avalia.
Pharmal trabalha com parceiros comissionados
A Pharmal também fornece fórmulas manipuladas para a saúde humana. O foco no setor pet ganhou mais relevância há três meses. A estratégia é dar suporte aos pet shops parceiros para que as prescrições veterinárias sejam encaminhadas à fabricante e se convertam em vendas, com parte da receita destinada ao varejista sob forma de comissão. “São pedidos sob encomenda que envolvem florais, dermocosméticos, xampus e outros itens com ingredientes orgânicos”, explica.
A elaboração dos produtos para animais é cercada de cautela. O laboratório deve ser registrado no Ministério da Agricultura e Meio Ambiente (Mapa) e são exigidas informações sobre a raça e o peso dos animais. Na plataforma digital da Pharmal, o consumidor se identifica com os dados pessoais, anexa a receita do veterinário e a envia para a empresa. O cliente recebe o orçamento em menos de 30 minutos em um link, enviado por e-mail ou WhatsApp.
Uma vez aprovado o custo e prazo de entrega e feito o pagamento, o pedido é direcionado à linha de produção e está pronto para ser despachado em até 24 horas. “Temos atendido a uma média de 150 pedidos por dia’’, revela Buttura, acrescentando que a estrutura da empresa, uma softhouse de base tecnológica, confere agilidade e praticidade às operações a um custo mais acessível aos clientes.
Meta de atendimento em escala nacional
O plano da Pharmal é também buscar a adesão de médicos veterinários. Para isso, estão sendo feitas ações de marketing junto a associações da classe em municípios paulistas onde a empresa já opera, como Ribeirão Preto e Osasco. Paralelamente, campanhas na internet para geração de tráfego contribuem para estender a atuação a outros estados e regiões.
Segundo Buttura, o mercado de manipulação veterinária faturou R$ 8 bilhões em 2023, soma que representa 10% da movimentação de todo o mercado pet no mesmo período. A previsão é de crescimento de 10% a cada ano, até 2027.