Pets no inverno: dicas básicas para dias mais confortáveis

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

pets no inverno

Sabia que os pets no inverno também sentem frio, mesmo tão peludinhos? Existem muitas dúvidas sobre como proteger os amiguinhos de quatro patas, principalmente pelos “pais” de primeira viagem. Foi pensando nisso, que separamos dicas valiosas para deixá-los bem quentinhos.

Roupinhas de inverno

Durante essa estação, os donos de pets costumam sair em busca de trajes mais quentes, para que os cães não passem frio, principalmente aqueles com pelos mais curtos ou que são mais sensíveis as baixas temperaturas. Porém, aposte em roupas mais confortáveis, permitindo que os animais mantenham a sua flexibilidade.

Nem todos os pets no inverno se sentem confortáveis com roupinhas e ficam desconfortáveis. Respeite o seu amiguinho! Mesmo que esteja com vestido, vale manter a higienização e escovação dos pelos em dia, para evitar a formação de nós, que incomoda os pets e até mesmo provocar algum problema de pele.

Cama aconchegante

O seu pet também precisa de um lugar quentinho e aconchegante para descansar. Proporcione uma caminha mais confortável, macia e com cobertores. Uma outra alternativa interessante é o colchão térmico. Para os que dormem fora de casa, opte por um ambiente sem correntes de ar ou uma casinha com isolamento térmico.

Priorize os passeios ao sol

Mudar a rotina de passeio é uma opção. Durante o inverno, fuja da rotina e leve o animal para passear nos horários em que o sol está mais predominante, além de ser uma fonte de calor natural, faz bem para os tutores e os peludinhos. Atente-se a temperatura do chão, se estiver quente demais, machuca as patinhas deles. Caso esteja muito frio, diminua a frequência das saídas.

Cuide da alimentação e saúde do seu pet

Nos dias mais gelados, os cachorros gastam mais energia para se manterem aquecidos, podendo ser essencial ajustar a alimentação e incluir mais comida. Antes mudar o cardápio, procure orientação do veterinário para garantir as quantidades e nutrientes necessárias, que contribuem para a imunidade do bichinho.

Mantenha o calendário de vacinação atualizado, para evitar as doenças típicas do inverno. Esse cuidado é essencial em todas as estações para não afetar a qualidade de vida do seu animal de quatro patas.

Fiquei de olho na hidratação

Como um ser humano, o pet no inverno também precisa tomar ingerir muita água, principalmente nessa época do ano. Se possível fique sempre de olho se ele está consumido uma quantidade considerável.

Cuidados com a pele

O frio tende a deixar a pele do pet ressecada, por isso, aposte em itens específicos durante o banho, além de hidratantes e protetores de patas que ajudam a evitar possíveis rachaduras e qualquer desconforto em relação a temperatura

O interessante é saber que cada animal tem as próprias necessidades e que essas são algumas sugestões de como mantê-lo confortável e bem amparado com o frio bater na porta. Antes de adotar qualquer rotina que esteja fora do que o pet está acostumado, peça orientação de um veterinário de sua confiança.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS