As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Como cuidar dos pets com novos hábitos na pós-pandemia

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

pós-pandemia

Com o avanço das vacinações contra a Covid-19 e o retorno gradual das atividades presenciais, as preocupações com novos hábitos adquiridos pelos cachorros e gatos na pós-pandemia foram uma das mais questionadas pelos pais de pets. Afinal, eles se acostumaram a ter a presença de seus tutores todos os dias e alguns comportamentos mudaram durante esse período em casa. O pet fica mais grudado, já sabe os horários para sair e passear, a hora da comida vira um evento, entre outros momentos especiais.

Isso sem contar com aqueles que adotaram na pandemia e são pais de pet de primeira viagem. Segundo os dados do programa Pedigree Adotar é Tudo de Bom, houve um crescimento de 13% nas adoções durante o ano de 2021 e de acordo com as informações da pesquisa da Mars Petcare, houve um aumento de 2.8% da população de cachorros no Brasil, enquanto a população de gatos aumentou 3.6% se comparados a 2020.

Soluções para a pós-pandemia

A Pedigree e a médica veterinária elencaram algumas soluções e dicas, que podem ser interessantes para passeadores e gestores de creches e hotéis para os bichinhos.

  1. Prepare seu pet para as suas saídas

Importante que seu pet se acostume com a nova rotina e com a sua ausência durante um período ao longo do dia. Então faça isso de forma gradual, se possível. Por exemplo, algumas empresas estão trabalhando com a flexibilidade de trabalhar no escritório apenas durante um período do dia (de manhã ou a tarde). Isso já ajuda o pet a entender que em certos momentos você estará ausente.

“Separe um paninho, um cobertor ou até uma camiseta com o seu cheiro para que ele possa de alguma maneira sentir a sua presença. É um jeito carinhoso e atencioso de deixar o seu pet mais tranquilo para a sua saída”.

  1. Mantenha um cronograma de atividades e brincadeiras diárias ou semanais

Aos finais de semana e em períodos que consiga sair para dar uma volta (antes ou depois do trabalho), é importante passear com o cachorro. É um momento especial para ele, em que é só vocês dois caminhando juntos, então dedique esse tempo a ele. Faça brincadeiras, jogue o graveto e leve toda a família para se divertir também. Assim como você, os pets precisam de atividades físicas e interagir com outras coisas ao longo do dia.

“Sabemos que nem sempre é possível, afinal é um momento em que todos estamos aprendendo a lidar com essa nova fase, mas criar e manter uma rotina saudável, é necessário para deixar você e seu cachorro mais confortáveis com a situação”, afirma a médica.

  1. Note os hábitos que seu cachorro passou a ter e estimule-os de outra forma

Seu cachorro passou a dormir mais na sala, no cantinho onde você trabalhava em casa ou passou a comer exatamente na mesma hora que você? Para não deixar que esses hábitos se percam, incentive essas práticas mesmo estando fora. “É uma grande preocupação dos pais de pets sair e pensar no que o cão pode fazer na casa, então separe o cantinho da soneca dele do jeito que ele fazia e para a hora de comer é importante sempre manter uma rotina para que ele se alimente regrado de duas a três vezes por dia”, conta Dra. Fernanda. Pense na estratégia que funciona para o seu dia a dia.

Fonte: Redação Panorama PetVet

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS