Pet shops puxam consumo em shoppings, diz pesquisa

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

consumo em shoppings
Divulgação: Canva

O consumo em shoppings tem como um dos principais motores a busca por pet shops. É o que aponta um levantamento inédito a partir de entrevistas realizadas em mais de 240 cidades brasileiras.

O estudo foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e indica que esses estabelecimentos estão na quinta colocação em demanda, atrás de caixas eletrônicos, agências bancárias, lotéricas e serviços de estética.

A pesquisa revelou que 73% dos frequentadores de shoppings têm pelo menos um animal de estimação. Deste total, 83% apontaram ser donos de cachorros e 42%, de gatos.

Cerca de 30% dos tutores cultivam o hábito de passear com os bichinhos nesses locais, formando um público que se aproxima de 97 milhões de consumidores. Essa rotina torna-se ainda mais evidente entre pessoas que ganham acima de 15 salários mínimos, cujo percentual chega a 53%. O perfil médio do consumidor pet em shoppings é jovem, com até 29 anos de idade.

Consumo em shoppings com pet shops: análise por região

O consumo em shoppings com empreendimentos do varejo pet tem o Nordeste com maior destaque. Nos nove estados da região, 34% dos frequentadores são donos de animais, acima da média nacional de 30%.

E quais são as cidades que registram maior percentual de visitantes? De acordo com o levantamento, as campeãs são Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).

Cidades com maior % de tutores que frequentam shoppings

Fonte: Abrasce

Nove em dez shoppings são pet friendly

Os indicadores demonstram como o potencial do varejo pet vem ganhando relevância no radar do setor de shoppings. Nove em cada dez shoppings no Brasil permitem o acesso de animais domésticos e 41% desses estabelecimentos contam com pet shops e áreas pet friendly.

“A oferta de espaços pets que permitem deixar o bichinho de estimação receber cuidados especiais enquanto o dono passeia ou faz suas compras, é um serviço cada vez mais requisitado pelos frequentadores”, enfatiza Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS