Marca do Paraná tem o maior pet shop físico do país

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
MAIOR PET SHOP
Eduardo Aisengart, diretor administrativo-financeiro da HiperZoo | Foto: Divulgação

A HiperZoo, de Curitiba (PR), já nasceu grande. A primeira loja, aberta em 2016, tem uma área de vendas de 2 mil m2 em um terreno de 4 mil m2. As dimensões fazem com que, até hoje, seja considerada o maior pet shop físico do país. A rede já soma oito unidades e prevê terminar o ano com R$ 60 milhões de faturamento por meio do conceito one stop shop, seguindo a filosofia do Grupo Nissei – sócio da empresa e que administra também a sétima maior varejista do mercado farmacêutico.

O amplo espaço dispõe de produtos e serviços para cães, gatos, aves, peixes, anfíbios, pequenos répteis, roedores e outros animais. Dividida por setores e cores, a megastore facilita a jornada de clientes pelos ambientes. Dispõe ainda de uma área destinada a cafeteria pet friendly, estacionamento e outras conveniências. E entre os serviços, destaca-se o pet wash em que o próprio tutor pode dar banho em seu animal de estimação. Ali também acontecem eventos como encontros de adoção e ações em que o intuito é promover a interação saudável entre humanos e animais.

Em 2023, mais uma iniciativa para consolidar a marca foi introduzida no complexo, que passou por reformas para operar também como atacarejo. Com isso, a HiperZoo ampliou a clientela, atendendo pequenos comerciantes e se destacando como o primeiro atacado voltado para o mundo pet no Paraná.

Inspirações do maior pet shop físico do país

A trajetória do maior pet shop físico do país começou em 2014, quando Eduardo Aisengart, diretor administrativo-financeiro da rede, e a esposa Patricia Maeoka, decidiram “desbravar” esse mercado. O casal foi a São Paulo visitar a então Pet Center Marginal (hoje Petz) e a Cobasi. Viajaram também aos Estados Unidos para conhecer gigantes como Pet Smart e PetCo. “Percebemos que havia um mercado potencial por aqui. Lá fora, nos chamou a atenção o número de lojas das redes com até 5 mil unidades”, comenta.

Participação em feiras do gênero e contatos com fornecedores antecederam o ingresso efetivo na empreitada. Após a abertura da primeira unidade, que este mês completa oito anos de funcionamento com resultados positivos, foi dado o início para a expansão do negócio. Em 2019, a segunda loja da marca abriu as portas dentro do Shopping Curitiba. Diferentemente do padrão de centros comerciais locais em que os pontos de venda tinham tamanho médio de até 40 m2, a HiperZoo ocupou uma área de 400 m2.

Antes, porém, Aisengart tinha feito um estudo para entender porque nenhum pet shop havia progredido em shoppings da capital. “Detectamos que a indisponibilidade de produtos estava entre as principais causas. Portanto, tínhamos que ter espaço suficiente para expor o mesmo mix de itens de uma loja de rua”, acredita.

HiperZoo tem catálogo de 30 mil itens

Com a pandemia, foi preciso corrigir rumos e se reorganizar diante da queda inicial de faturamento. Ainda assim, a HiperZoo conseguiu se equilibrar e manter os então 50 colaboradores. A partir de 2021, veio a fase de crescimento acelerado. De lá para cá, foram inauguradas seis unidades. A mais recente abertura ocorreu este ano, com tamanho médio de 700 m2 e com tudo em um único local. “Somos uma unidade de grande porte com atendimento de uma loja pequena”, frisa Aisengart, destacando que esse é o maior diferencial da HiperZoo.

O atendimento personalizado demanda investimentos em consultoria e treinamento de vendas. Atualmente são 170 colaboradores, responsáveis por atender um público estimado de 700 mil clientes por ano.. O portfólio da HiperZoo tem 30 mil itens cadastrados, de grandes marcas nacionais e fornecedores locais.

Presente em pontos-chaves da capital paranaense, principalmente para garantir capilaridade nas entregas, a HiperZoo tem distribuição descentralizada. Os clientes recebem os produtos por meio dos próprios fornecedores. O e-commerce da rede, por enquanto, atende apenas à capital e adjacências. “Tomamos a decisão de atuar 100% em nossa região para assumirmos, de fato, a dianteira e trabalharmos com excelência”, conclui Aisengart, sinalizando a abertura de novas lojas no próximo ano, em Curitiba.

HiperZoo
Fundação: 2016
Sede: Curitiba (Paraná)
Número de lojas: 8
Faturamento estimado 2024: R$ 60 milhões
Número de colaboradores: 170

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS