Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioMercado
Mercado

Brasil é o terceiro país em faturamento para o mercado Pet

Redação
Por Redação
8 de setembro de 2023
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram
    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
    Participe

    Design sem nome 2023 09 06T162107.570O mercado mundial de produtos para Pet cresceu 3,2% em 2022 em relação ao ano anterior. A análise é da Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, que aponta ainda que o Brasil é o terceiro país em faturamento, representando 4,95% do mercado global, atrás somente de EUA (43,7%) e China (8,7%). Dados atualizados do censo, apontam que 56% dos domicílios têm pelo menos um cão ou gato e 30% dos pets foram adquiridos durante a pandemia de 2020. Já nos EUA, a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) estima que aproximadamente 1 em cada 5 lares adicionaram um cão ou gato à família durante a pandemia. Além disso, de acordo com a Associação Americana dos Médicos Veterinários, o percentual de lares americanos com cães aumentou de 38.4% em 2016 para 44.5% em 2022 e com gatos subiu de 25% para 29%.

    A tendência, naturalmente estimulou o crescimento impressionante nas vendas dos produtos para os animais de estimação. Só em 2022, o faturamento dos produtos pet monitorados pela Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – aumentou 16% em relação a 2021, nos EUA. A maior parte do crescimento foi resultado do aumento geral nos preços. Daniel Morimoto, Vice President e General Manager Brazil da Circana destaca que houve uma mudança no comportamento de compras no setor. “Observamos uma estabilidade na demanda nas categorias de rações e guloseimas para os pets, em comparação a 2021, em meio a um ambiente de queda generalizada nas vendas das principais categorias de bens de consumo”, afirma.

    Ainda que com o atual cenário de incertezas econômicas, varejistas e marcas estão bem-posicionados para crescerem durante 2023 e estão de olho nas tendências de comportamento do consumidor em relação aos pets. A Circana destaca as três principais:

    Tutores de Pets estão postergando as compras de produtos não essenciais

    Em função da inflação, as mudanças no comportamento de compra para os animais de estimação estão ficando parecidas com o comportamento de consumo de outras categorias – priorizando o necessário e postergando os itens não fundamentais. Enquanto a demanda por rações e petiscos segue estável, nota-se uma queda em categorias como coleiras, guias, itens para higiene, caminhas e brinquedos, mesmo com o aumento do preço médio desses itens ter sido inferior aos aumentos dos alimentos pet. Nos EUA, os alimentos tiveram uma alta de 14,8% enquanto outros itens subiram 9,2%.

    Consumidores estão comprando rações nas lojas com mais frequência

    As rações foram responsáveis por mais de 50% do faturamento do mercado pet em 2022, nos EUA. Além disso, nos últimos quatro anos, a frequência de compra de itens para animais de estimação aumentou, enquanto o valor por compra diminuiu, mostrando que os consumidores abandonaram o comportamento de “estocar” do período da pandemia do COVID-19. As guloseimas e areia para gatos apresentaram aumento na frequência de compra, mas as rações são as que apresentam as maiores frequências de compra por consumidores – cerca de 18 idas a loja por comprador e por ano. Isso representa um aumento de 8% em relação a 2020 e até 7% em relação à pré-pandemia de 2019.

    Dentre as subcategorias de alimentos para pets, monitoradas pela Circana, as rações para cães refrigeradas e congeladas foram as que tiveram melhor desempenho de crescimento em 2022. Apesar de representarem apenas 4% do faturamento dos alimentos para pets, o crescimento em relação a 2021 foi de 32%. Como esses alimentos são mais perecíveis que as rações tradicionais, podem ser uma alternativa para incrementar o número de visitas às lojas, aumentando a frequência de compras.

    O crescimento do e-commerce não dá sinais de desaceleração

    Com a restrição à circulação imposta pela pandemia em 2020, a participação das categorias de produtos para pets no faturamento online subiu de 9% para 36.6%. Apesar dos consumidores estarem de volta às lojas físicas, eles seguem comprando online seus produtos para pets. Em 2022, as vendas do e-commerce nas categorias pet atingiram 42% nos EUA. É muito superior à participação de 12% das vendas online nas categorias de bens de consumo, como alimentos, bebidas e higiene pessoal, por exemplo.

    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Dia do Médico-Veterinário: Elanco investe em estratégia multicanal
      Próximo artigo
      Feira Pet Brasil já tem data marcada para outubro e está com inscrições abertas

      Mais lidas

      Raças

      PetCenso revela as raças de cães e gatos mais comuns no Brasil

      Veterinária

      CFMV retifica horário das provas do concurso público

      Orientação

      Governo de Santa Catarina restringe criação e circulação de pitbulls

      Governo

      Deputados vetam testes de cosméticos em animais

      VaiVém

      Nova pesquisadora pleno na Pet Society

      Carregar mais

      OUTRAS NOTÍCIAS

      CFMV altera prazo para entrega de prontuários veterinários

      Veterinária 12 de julho de 2025

      PetCenso revela as raças de cães e gatos mais comuns no Brasil

      Raças 11 de julho de 2025

      CFMV retifica horário das provas do concurso público

      Veterinária 11 de julho de 2025

      Governo de Santa Catarina restringe criação e circulação de pitbulls

      Orientação 11 de julho de 2025

      Deputados vetam testes de cosméticos em animais

      Governo 11 de julho de 2025

      Novo modelo de playground para gatos

      Brinquedos 11 de julho de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte