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Inovação puxa avanço de 29% da unidade pet da MSD

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Foto: Divulgação

Puxada por projetos inovadores que engajam clientes e os PDVs, a divisão de cães e gatos da MSD Saúde Animal cresceu 29% em 2021. O faturamento totalizou R$ 271 milhões e representou um resultado recorde no mercado brasileiro. “Para 2022, já projetamos um incremento de 16%”, ressalta Gustavo Moraes, diretor da unidade de animais de companhia.

A farmacêutica apostou em programas de fidelização e no uso intensivo de tecnologias para aprimorar a experiência de compra do consumidor e a jornada na loja física, a exemplo da campanha Novo Horizonte, baseada na filosofia One Health (Saúde Única). “O objetivo é discutir o bem-estar dos animais, a integração da saúde das pessoas com eles e o meio ambiente. E queremos ressaltar como a tecnologia e a inteligência de dados podem contribuir com tudo isso”, explica Moraes.

Parte dessa premissa se reflete em um dos mais recentes lançamentos da companhia. O programa Garantia Bravecto oferece suporte financeiro para cobrir eventuais custos de seus clientes com consultas, exames diagnósticos e tratamento, em caso de doenças transmitidas por pulgas e carrapatos após 21 dias da administração do Bravecto – medicamento antiparasitário e líder em vendas do laboratório.

“Trata-se de um serviço inédito no mundo e que, inclusive, está servindo de benchmarking para outras regiões. É a nossa chancela de que o animal está protegido com o uso do Bravecto”, explica o diretor.

Portfólio “inteligente”

Outra inovação foi o lançamento, em outubro, do alimentador inteligente Sure PetCare SureFeed para cães e gatos, que utiliza um microchip para identificar qual bichinho é o dono do comedouro e só abre quando ele se aproxima. “Com isso, o tutor pode tratar o pet com medicação própria na ração”, exemplifica Moraes.

Ações no PDV

Presente em mais de 50 mil pontos de venda por meio de distribuidoras e pelo canal direto, a MSD Saúde Animal conta com uma equipe comercial que também atua como propagandista junto ao médico veterinário.

Além disso, a empresa aposta no emprego de tecnologias nas lojas do varejo. Um tóten digital e interativo, posicionado em pontos estratégicos do PDV, foi criado para a marca Bravecto. “O consumidor pode acessar dados sobre o medicamento e dicas sobre saúde animal, que funcionam como canal de informação para o próprio balconista e facilitam a venda guiada”, finaliza.

Fonte: Panorama PetVet

Petz tem oito trimestres com alta de 30%

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Se o varejo tradicional ainda sofre com alguns impactos da pandemia, a Petz não toma conhecimento da crise. Pelo oitavo trimestre seguido, a varejista de produtos para animais de estimação superou os 30% de crescimento. As informações são do Valor Econômico.

Para o CEO da Petz, Sergio Zimerman, o contexto no qual os resultados foram atingidos é o mais importante. “Em qualquer cenário, seria bastante forte o crescimento, mas se você considerar o que foi o varejo brasileiro nesses últimos oito trimestres, isso deixa ainda mais escancarado o diferencial de nosso projeto”, destaca.

Com um salto de 32,3% na comparação anual no quarto trimestre de 2021, a Petz faturou R$ 694,4 milhões. Além do crescimento das lojas já estabelecidas, a abertura de novos PDVs – 37 no ano – também ajudou a acelerar o crescimento.

O lucro líquido para o período chegou à marca de R$ 31,1 milhões, registrando um crescimento de 16,2%. A expectativa é que, se o ritmo for mantido, a companhia dobre de tamanho antes do fim de 2022.

No segundo semestre de 2020, a companhia entrou na bolsa com um faturamento de R$ 1,7 bilhão. No ano passado, a Petz já atingiu R$ 2,5 bilhões, números que não consideram aquisições recentes, como as empresas Zee.Dog, Cansei de Ser Gato e Cão Cidadão.

Petz foca no digital

Em 2019, as vendas no ambiente digital da Petz representavam apenas 7,7% do faturamento total, com R$ 89,5 milhões. Atualmente, esse valor apresentou um crescimento exponencial, representando 30,3% do faturamento e atingindo a marca de R$ 750 milhões.

Alice Penna, executiva-financeira do grupo, destaca que apesar de ser um investimento recente, a companhia já conseguiu encostar na concorrência. “Já estamos no mesmo patamar do nosso concorrente, e começamos com uma base bem menor em 2020”.

Dois grandes motores para o aquecimento das vendas digitais foram os negócios omnichannel e o aplicativo da empresa. 90% das vendas digitais saíram diretamente das lojas do conglomerado e 67% das compras online foram feitas pelo app.

Aplicativo fez sucesso com os consumidores

Os números do aplicativo da Petz impressionam se comparados com outras empresas do setor que investiram na área. Em 2021, o app da varejista teve um volume de downloads superior ao das ferramentas da Cobasi e da Petlove. Além disso, o programa para celulares atingiu 1 milhão de usuários ativos no mês de dezembro.

Ração é o carro-chefe

As rações e os demais itens considerados de compra obrigatória representam 80% das vendas da Petz. Zimerman destaca que os consumidores seguem “fiéis” a suas marcas, sem trocar por concorrentes de maior ou menor prestígio.

Os investimentos para 2022

Para manter a dinâmica de crescimento, a Petz já alugou áreas para a abertura de 50 lojas. Essas inaugurações demandarão um investimento que pode chegar a R$ 300 milhões. Entre os estados que receberão pela primeira vez a companhia estão o Maranhão, Pará e o Piauí.

Outro movimento planejado é a entrada no mercado de planos de saúde para pets. A empresa já possui uma rede própria de hospitais e clínicas veterinárias, a Seres. Um piloto deve ser lançado ainda em 2022.

Fonte: Panorama PetVet

Setor pet cresce 27% e fatura R$ 51,7 bilhões

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Setor pet cresce 27% e fatura R$ 51,7 bilhões

Puxado pelo faturamento do pet food, o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação teve um faturamento recorde de R$ 51,7 bilhões em 2021, segundo levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB). O total do ano representa uma alta de 27% em relação ao montante de 2020.

Com receita de R$ 28 bilhões, o setor de pet food, isoladamente, respondeu por 55% do faturamento. Em seguida figura a venda de animais de estimação diretamente dos criadores, movimentando R$ 5,6 bilhões – 11% da receita e alta de 14,9% em relação a 2020. Produtos veterinários ocupam a terceira posição, com R$ 5,3 bilhões.

Mercado pet – faturamento por categoriaSetor pet cresce 27% e fatura R$ 51,7 bilhões 2

Instituto Pet Brasil - Nelo Marraccini 2“O mercado pet conseguiu contornar as turbulências da pandemia reforçando a produção eminentemente nacional, o que nos torna menos reféns das oscilações internacionais. A ampla capilaridade da rede varejista, que rapidamente adequou suas modalidades de entrega ao contexto de isolamento social, também foi um fator determinante”, comenta Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do IPB, em entrevista exclusiva ao Panorama PetVet.

 

Canal de acesso

Pet shops de pequeno e médio porte continuam a ser o principal canal de acesso aos produtos, perfazendo praticamente metade de todas as vendas do setor (48%). O volume de negócios restante está distribuído entre clínicas e hospitais veterinários (18%), agrolojas (9,8%); varejo alimentar (8,6%); grandes pet shops (8%); e-commerce (5,4%); e outros, tais como os clubes de serviço e lojas de conveniência (2,1%).

Como destaque, o comércio eletrônico também continua a crescer, indicando uma mudança progressiva de hábitos das famílias. Em 2021, esse canal de acesso representou 5,4% das aquisições de produtos.

Segmentos

Movimento (em R$ bilhões)

Pet shops (peq. e médio)

24,9

Clínicas e hospitais veterinários

9,3

Agrolojas

5
Varejo alimentar

4,4

Pet shops (mega store)

4,1
E-commerce

2,8

Outros (clubes de serv. Lojas de conveniência, farmácia, etc)

1
TOTAL

51,7

 

Escassez de insumos

Apesar do incremento da produção nacional, o setor não está alheio a um problema inerente à indústria brasileira – a dificuldade de acesso a insumos, em especial à matéria-prima para fertilizantes impactada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. “Mais de 50% do faturamento vem da alimentação. E essa crise no segmentro agro fez os preços dispararem, afetando toda a cadeia de fornecedores”, explica. Maraccini também alerta para a majoração dos preços em função do cenário internacional. “Não tem faltado produto no Brasil, o que ocorre é uma oscilação no mercado e uma falta de previsibilidade no curto prazo”, acrescenta.

Espaço para novos negócios

Com uma média de 42 mil pontos de venda no Brasil, o mercado pet tem ainda muito espaço para crescer. “Trata-se de um setor pulverizado, com expressiva geração de empregos e cobiçado por fundos de investimento, planos de saúde e startups de tecnologia. Esses atores buscam carona em um nicho em ascensão, muito em função do potencial e presença dos pet shops independentes ou redes regionais de pequeno porte”, ressalta Marraccini.

O executivo também destaca o convênio do IPB com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no Exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. “É uma oportunidade para as fabricantes de higiene, acessórios e alimentação apresentarem seu portfólio. Porém, além da pandemia, agora temos um cenário de guerra pela frente, que deixa esse trabalho em suspenso”, explica.

Outra estratégia do instituto é a promoção de rodadas de negócios com players da indústria. “Agora temos uma atividade programada com o mercado da Argentina e para o segundo semestre organizaremos mais duas rodadas”, finaliza.

Fonte: Panorama PetVet

Fintechs apostam em nichos e mercado pet entra no radar

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Fintechs apostam em nichos e mercado pet entra no radar

Com a expansão das fintechs, os bancos digitais lançaram um olhar mais atento para nichos como o mercado pet. As informações são do Valor Econômico.

“Estudamos esse mercado e identificamos que nossa proposta não podia ter apenas um viés mercadológico. Era necessário um apelo social, porque as pessoas amam demais seus pets”, comenta André Avellino, fundador do PetBank.

A ideia do PetBank surgiu em 2020, quando Avellino, que já atuava no mercado financeiro, identificou a oportunidade de investir no setor do qual é apaixonado. O principal serviço da instituição é um cartão de crédito personalizado com a foto e o nome do seu bichinho.

Os objetivos principais do cartão são aliar a praticidade nas compras para o pet com o financiamento de tratamentos veterinários em clínicas parceiras. Atualmente, o banco digital já disponibiliza cashback em compras no varejo e prevê a oferta de apólices de seguro. A possibilidade de realizar investimentos pela plataforma pode entrar no portfólio em breve.

O PetBank conta atualmente com 12 mil clientes e tem como meta chegar a 100 mil até o fim de 2022. “O Brasil é o segundo maior país do mundo em número de pets, as pessoas são aficionadas, tratam os bichinhos como filhos. Não é um modismo. Se for bem feito, vira um unicórnio, não é coisa de lunático”, comenta o executivo.

Investimentos no horizonte

Em breve, o PetBank vai trocar de provedor de banking as a sevice (BaaS) – quando uma fintech usa a estrutura de um banco tradicional. Sem revelar o nome dessa BaaS, a instituição afirma que receberá um aporte desse novo parceiro ainda no primeiro semestre. Para o segundo semestre, a expectativa é passar por uma rodada de investimentos.

Como nascem as fintechs?

Comumente, as fintechs surgem como uma instituição de pagamentos não regulada, o que permite seu funcionamento sem licença do Banco Central. Até determinado montante financeiro movimentado, o banco digital pode atuar dessa maneira.

Por meio dessas práticas, como a BaaS e a instituição de pagamentos não regulada, a companhia consegue operar com uma complexidade menor e também com menos custos.

Fonte: Panorama PetVet

Brasileiro é o novo líder da Boehringer em saúde animal

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Brasileiro é o novo líder da Boehringer em saúde animalO novo responsável pela estratégia global da Boehringer Ingelheim na operação de saúde animal será o brasileiro Fábio Barone. O executivo já liderava a divisão no Brasil. As informações são do Valor Econômico.

Com faturamento anual na casa de 4 bilhões de euros, a Boehringer é a segunda maior empresa do mundo no ramo de saúde animal, presente em mais de 150 países.

No primeiro semestre de 2021, a companhia registrou uma alta nas vendas do setor de 9,6% em comparação com o mesmo período de 2020, atingindo o montante de 2,3 bilhões de euros.

Para uma atuação mais próxima das demais lideranças globais, Barone mudou-se para Ingelheim, na Alemanha, onde fica a matriz da Boehringer. Desde 2018 na farmacêutica, esse foi seu primeiro desafio no setor animal. Anteriormente, passou pela Johnson & Johnson e Sanofi.

Apesar de o substituto de Barone no comando da operação nacional já ter sido definido, a companhia ainda não divulgou o nome do profissional.

A Boehringer e o mercado pet no Brasil

Com crescimento na casa dos dois dígitos anualmente, o mercado pet movimentou aproximadamente R$ 50 bilhões em 2021. Para a Boehringer, o mercado brasileiro é um dos prioritários.

“O Brasil concentra a segunda maior população de gatos e cachorros do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, isso sem falar na importância do setor de proteínas animais. Ainda há um grande potencial a ser trabalhado”, destaca Barone.

No país, os principais produtos da farmacêutica focados nesse setor são o NexGard, antiparasitário para cachorros; o Frontline, antipulgas que também pode ser utilizado por gatos; e a vacina para suínos Ingelvac Circoflex, que protege contra o circovírus suíno.

Fonte: Panorama PetVet

Petlove adere a programa de recompensas da Livelo

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Petlove adere a programa de recompensas da Livelo

O mercado pet reforça a aposta em programas de fidelidade e recompensa. A Petlove, e-commerce especializado no segmento e com portfólio de mais de 15 mil produtos, acaba de fechar uma parceria com a Livelo.

Para celebrar o acordo, os clientes da Petlove que comprarem petiscos, rações e produtos para higiene e beleza dos bichinhos, acumularão três pontos na Livelo a cada real gasto até o dia 18.

O diretor de relações comerciais e trade marketing da Livelo, Marcelino Cruz, comentou sobre a parceria. “Juntos vamos ganhar ainda mais força e disponibilizar o acúmulo de pontos com a compra de produtos de uma das principais categorias do varejo”, destaca.

Como funciona a parceria entre Petlove e Livelo?

Os consumidores maiores de 18 anos e cadastrados na Livelo podem acumular os pontos. Basta informar o CPF no ato da compra e utilizar o cupom LIVELO antes de finalizar a compra. Após a promoção inicial, que vigora até o dia 18 de março, a cada um real gasto, o consumidor acumula um ponto.

Petlove estima faturamento de R$ 1,1 bilhão em 2022

Alinhado ao avanço demonstrado pelo setor, a Petlove espera manter a tendência de crescimento para 2022. Segundo a CEO da companhia, Talita Lacerda, os resultados devem ser ainda mais positivos que os R$ 800 milhões do ano passado.

“A expectativa é fechar este ano com R$ 1,1 bilhão de faturamento. Isso significa um ganho de share no setor. Nossa meta é crescer 40%”, aponta.

Fonte: Panorama PetVet

Nestlé injeta R$ 1,8 bi em nova fábrica da Purina

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Nestlé injeta R$ 1,8 bi em nova fábrica da Purina

Com o maior montante investido no Brasil nos últimos quatro anos, os aportes da divisão de saúde animal da Nestlé superarão R$ 1,8 bilhão em 2022. No ano passado, a título de comparação, foram injetados R$ 936 milhões no país, quase metade dos planos futuros. As informações são do Valor Econômico.

Em janeiro, teve início a construção da nova fábrica da divisão animal da Nestlé, a Purina. O novo parque fabril, que absorverá R$ 730 milhões do montante investido para 2022, ficará em Vargeão, no estado de Santa Catarina.

O mercado interno e externo já era abastecido pela fábrica instalada em Ribeirão Preto, em São Paulo.

Outros investimentos da Nestlé

Além da nova planta para a Purina, a Nestlé prevê investimentos em novas tecnologias e processos sustentáveis, que receberão os R$ 1,1 bilhão restantes. Entre os projetos prioritários estão a transformação digital e processos de adequação para a indústria 4.0.

“Estamos acelerando os investimentos e antecipando projetos em novas linhas e tecnologias que vão nos permitir ampliar capacidades e suportar as estratégias de negócios que desenhamos para o período”, comenta Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, por meio de nota.

Fonte: Panorama PetVet

Veja também: https://panoramapetvet.com.br/2022/03/03/mercado-pet-cresce-363/

Mercado pet cresce 363% e planos de saúde são a bola da vez

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Mercado pet cresce 363% e planos de saúde são a bola da vezEm franco crescimento no Brasil, o mercado pet tem 363% mais estabelecimentos em comparação com 2012. Quem aponta esse expressivo avanço é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na esteira de um mercado tão aquecido, um setor em particular vem atraindo a atenção de novos investidores: o de planos de saúde. O sócio-diretor da healthpet Meu Pet Clube, Otto Marques, comenta sobre a importância desse setor. “Nem sempre encontramos o veterinário de confiança de plantão e os custos de um atendimento veterinário de emergência podem ser bem altos e quase nunca temos uma reserva para isso”, destaca.

Plano de saúde é o setor mais aquecido do mercado pet

Mesmo com a entrada de novos players, o setor de planos de saúde tem registrado resultados positivos. No caso da Meu Pet Clube, 2021 foi um ano de amplo crescimento, chegando à casa dos 650%.

A previsão da startup é que, em 2022, mesmo com um crescimento menor, o avanço chegue a 200%. Segundo Marques, a continua evolução se deve a um rol de serviços mais amplo, que também abrange banho, tosa e acupuntura. “Apenas 1% dos donos de pet tem algum desses produtos. Estamos falando de um mercado que ainda é novo e tem muito a ser explorado”, afirma o executivo.

“Os pets ocuparam um espaço importante nas famílias e suas necessidades são cada vez mais relevantes. Diferente da saúde humana, não temos um SUS para os pets, os poucos hospitais públicos que temos no setor atendem exclusivamente a população de baixa renda comprovada. Por isso a importância do plano”, aponta o CEO da Porto.Pet, Fabiano Lima.

“Não estamos prestando serviço para um cachorro ou um gato. Estamos atendendo um membro da família, um filho. Cada vez mais pessoas pensam dessa forma e essas pessoas investem nos seus pets”, completa Marques.

Fonte: Panorama PetVet

MSD Saúde Animal tem faturamento de R$ 1,45 bi em 2021

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MSD Saúde Animal tem faturamento de R$ 1,45 bi em 2021

Com a expansão de mercados como o pet, pecuária e suinocultura, a MSD Saúde Animal, divisão da Merck & Co, acumulou bons resultados em 2021. Com faturamento de R$ 1,45 bilhão, a farmacêutica registrou um crescimento próximo de 30%.

Um dos setores mais determinantes no resultado foi o Intelligence, responsável pelas novas tecnologias para monitoramento de animais, como os sensores que podem ser implantados nas orelhas do gado. Essa área teve um crescimento de 32% e uma receita de R$ 57 milhões.

O presidente da MSD Saúde Animal, Delair Bolis, destacou também outros motivos para o avanço. “Houve também importantes lançamentos, como o de uma vacina inovadora para uma doença que afeta os intestinos de suínos”, explicou. O ano da MSD Saúde Animal também foi de compras. Uma dessas aquisições foi a Poultry Sense. A empresa que atua com a saúde avícola foi adquirida em maio.

A expectativa da MSD Saúde Animal para 2022

Com o abrandamento da pandemia, a MSD Saúde Animal espera atingir em 2022 um faturamento de R$ 1,6 bilhão – o que representaria um crescimento de 20%, acima da expectativa do mercado, de 16%.

Fonte: Panorama PetVet

Pet South America 2022 incentiva conexões com a indústria

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Pet South America 2022 incentiva conexões com a indústria
Divulgação Pet South America

O Pet South America 2022 será realizado entre os dias 17 e 19 de agosto no São Paulo Expo. Trata-se da mais importante feira de negócios do setor pet da América Latina, que permite conexões com expositores nas áreas de acessórios, nutrição animal, equipamentos e materiais hospitalares, higiene e beleza, softwares, serviços de medicina veterinária, dentre outros.

Além disso, o Pet South America normalmente conta com diversos eventos e competições internas, como a competição de tosa e estética animal, que foi um sucesso no ano de 2021. Com mais de 300 marcas expositoras, e 15 mil metros quadrados de área, a feira recebe, em média, 27.500 visitantes em cada edição.

Fonte: Panorama Pet Vet