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Aplicativo gratuito ajuda donos a encontrar pets desaparecidos

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Perder seu amado animal de estimação é um dos piores medos dos donos. Para cuidar disso, uma empresa desenvolveu um aplicativo gratuito que ajuda a encontrar seu bichinho fujão.

Disponível para Android e iOS, o app PUPZ utiliza reconhecimento facial e inteligência artificial para reconhecer e encontrar seu animal de estimação perdido.

“Nós levamos anos para desenvolver esse aplicativo, que por meio da I.A consegue ligar os pontos da face do animal para identificá-lo. Para isso, nós utilizamos três redes neurais convolucionais, uma classe aplicada com sucesso no processamento e análise de imagens digitais — a base para o reconhecimento facial dos pets em nosso sistema”, explicou o especialista em tecnologia e idealizador do app Carlos Fabbro.

Como ter acesso ao aplicativo? Veja como baixar:

  • Procure “PUPZ” na loja de aplicativos do seu smartphone;
  • Instale-o;
  • Faça seu cadastro e do seu pet na plataforma inserindo os dados solicitados;
  • Com a câmera do celular, faça o reconhecimento facial do animal, que ficará armazenado no aplicativo.

Após isso, em caso de fugas, basta acionar o app e buscar o seu melhor amigo para que esse reencontro aconteça o mais rápido possível.

Fonte: Campo Grande News

3 motivos para apostar na imunidade do seu pet

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A pandemia trouxe novos hábitos para as famílias. Inclusive para aquelas multiespécies, em que animais de estimação fazem parte. Um dos hábitos que foi transformado – para melhor – é o consumo de suplementos alimentares. Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) mostra que nesse período, 48% das pessoas aumentaram o consumo dos multivitamínicos. A pesquisa ainda mostra que desses, 63% justificaram o aumento da imunidade como motivo para aumentar o consumo desses produtos. E parece que não é só a saúde humana que vêm preocupando os brasileiros. O registro do aumento de vendas de 75% na Organnact, empresa pioneira na pesquisa do uso de probióticos e prebióticos para animais e que há 30 anos comercializa exclusivamente suplementos alimentares, mostra que realmente as famílias estão apostando na prevenção da saúde de gatos e cachorros.

“Apesar da maioria das rações já ser rica do ponto de vista nutricional, com o uso de suplementos é possível garantir o melhor aproveitamento de vitaminas e minerais. Esse é o ponto chave para o aumento na imunidade. Quanto mais vitaminas o corpo absorve, maior vai ser a imunidade e consequentemente melhor a qualidade de vida e a longevidade, ou seja, o aumento na expectativa de vida”, conta a médica veterinária e gerente comercial da Organnact, Karen Bacila. E isso vale tanto para os animais quanto para as pessoas. A prática de atividade física, uma alimentação balanceada e o uso de suplementos pode sim trazer uma grande melhoria na saúde, como nos lembra a médica veterinária.

Mas, funciona?

Suplemento não é medicamento. Esse é o primeiro ponto que deve ser observado, alerta a veterinária. “Ele tem uma ação de contribuir para a melhoria da absorção de vitaminas e minerais necessários para o corpo. Por isso, deve ser utilizado de forma constante e, claro, com o acompanhamento de um veterinário, que vai determinar a quantidade adequada para o consumo do cão ou do gato”, alerta Karen.

No entanto, ela reforça que o efeito do uso contínuo de suplementação a médio e longo prazo – e até a curto em determinadas situações – é altamente positivo na prevenção de diversas doenças como vírus, por exemplo, que podem ser evitados com uma imunidade fortificada.

Escolhemos três pontos fundamentais que vão fazer você entender melhor os motivos para inserir o uso de suplementação na rotina da sua família:

  1. Regulação da flora intestinal

Muitos suplementos alimentares oferecem probióticos e prebióticos. Mas, e o que são cada um deles? Probióticos são microorganismos vivos, isto é, bactérias e leveduras que compõem a flora intestinal. Já os prebióticos são as fibras que não são absorvidas pelo intestino e que têm como uma das principais funções alimentar as bactérias boas do intestino, como é o caso das leveduras. O Dr. Antônio Bacila, fundador da Organnact, é pioneiro nas pesquisas com o uso de pre e probióticos, e todo o conceito da marca nasceu dessas pesquisas. Segundo o veterinário, o desequilíbrio da flora pode causar a disbiose, que prejudica a absorção de nutrientes, podendo ocasionar diarreias, redução da imunidade e perda de apetite. Todos esses fatores podem ser ocasionados por estresse, mudanças na alimentação, assim como o uso de antibióticos. Já um intestino saudável, com uma flora regulada pode trazer mais longevidade, saúde, estímulo ao sistema imunológico e melhor funcionamento intestinal, evitando a formação de gases.

  1. Melhor absorção das vitaminas e minerais

Uma das observações feitas pelo Dr. Bacila no início da sua carreira, quando ainda tratava ovelhas, é que durante a evacuação, os animais acabavam eliminando resíduos demais. Inclusive aqueles que eram benéficos para o corpo. Foi partindo disso que o médico veterinário passou a desenvolver uma suplementação que garantisse a completa absorção de nutrientes e vitaminas contidos na alimentação dos animais. Isso porque a suplementação estimula a produção de bactérias positivas para o organismo, aumentando assim a imunidade. Muitos suplementos, como é o caso do Compplet Mix Pet A-Z da Organnact, é oferecido em forma de pó, que pode ser salpicado por cima do alimento dos animais, seja ele ração, comida úmida, natural ou caseira, ou ainda em forma de tabs. Ambas as formas, além de palatáveis, são de fácil administração.

  1. Imunidade em alta, doenças em baixa

Como já foi dito anteriormente, suplemento não é medicamento. Mas quanto mais a suplementação fizer parte da rotina da família, menos medicamentos serão necessários. Isso porque o uso de suplementação garante, como já foi dito, uma melhor absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, o que, consequentemente, acaba trazendo mais qualidade de vida, longevidade e, claro, aumento da imunidade. A imunidade garante que doenças como vírus e bactérias, que são de fácil propagação, tenham mais dificuldade de atingir o corpo. “A suplementação é um hábito que deve ser divulgado, ensinado e reforçado, não só para pets, mas também para humanos, que só têm a ganhar com ele. Não há nenhuma contraindicação, e de maneira lógica, ainda possibilita economia, uma vez que a suplementação pode evitar doenças surpresas, por exemplo, evitando idas ao veterinário e remédios de última hora. É, com certeza, uma equação certeira: suplementar para ganhar – em todos os aspectos”, finaliza Dr. Antônio Bacila.

Fonte: Paranashop

 

 

 

O que podemos aprender sobre o atendimento ao cliente com o setor pet?

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O respeito ao cliente é um dos elementos mais importantes para a concepção e, posteriormente, vivência de mercado de qualquer empresa – tanto que há premiações para reconhecer as instituições que trabalham esse aspecto com maestria.

E com o setor pet não seria diferente. Afinal, tudo aquilo que envolve os adoráveis animais de estimação ganham proporções ainda maiores, já que há uma conexão emocional dono-bichinho.

Muitas vezes, inclusive, os pequenos são capazes de ressignificar rotinas e até mesmo a concepção do que é uma família.

Por isso, sob uma ótica comercial, vale a pena compreender como as companhias do ramo de pets enxergam a questão do atendimento ao cliente como fator relevante para a fidelização de compra, ato com apelo psicológico, ao pensar que o beneficiário é, de fato, um ser não-humano.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Euromonitor, o Brasil se tornou o segundo maior mercado dentro do segmento pet em volume de vendas, com 6,4% da participação global, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, que contam com 50% de participação.

Em faturamento, durante o ano de 2020, o setor somou R$ 27,02 bilhões, ocupando o 7º lugar em um ranking no qual o país não aparecia nem nos Top 10 até 2016, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Tudo isso é resultado das mais de 32 mil lojas de varejo especializadas no setor pet dentro do Brasil. Entre os segmentos que mais participam no lucro desse mercado, estão pet food, com 75%, pet vet, com 17%, e pet care (8%).

O atendimento no setor pet e o amor pelos bichinhos

Ana Cecilia de Paula e Silva, head de marketing do Grupo Petz, conta que o principal desafio da organização é sempre se manter atenta às necessidades dos clientes e seus pets.

“Na medida do possível, tentamos nos antecipar a essas demandas e tendências. O segmento passa por uma transformação muito importante e de humanização – se antes os animais de estimação ficavam no quintal, agora fazem parte da família. Isso provoca uma nova dinâmica na relação da marca com seus consumidores, inclusive no atendimento pós-venda”, afirma.

Apesar da alta digitalização que perpassa os negócios, a executiva explica que, no ramo de pets, é fundamental utilizar as ferramentas com sabedoria para que isso não torne as relações sociais frias.

“Recursos, como novas tecnologias, sistemas automatizados, equipe altamente capacitada e processos ágeis e bem definidos são super relevantes, mas não substituem a importância de uma leitura atenta sobre as necessidades dos clientes, e de canais eficientes para esse contato direto. Acreditamos que esta é uma de nossas vantagens competitivas que nos consolidam como líderes do segmento pet”, pontua Ana Cecilia de Paula e Silva.

Fato recente que comprova esses preceitos e o impacto do amor ao animal de estimação foi o sumiço de 45 dias da cadela Pandora, no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O caso chegou aos mais diversos meios de comunicação e provocou comoção nacional.

Hoje, após a situação ser contornada graças ao trabalho de grupos de busca, o dono do pet está processando a companhia aérea em R$320 mil pelo extravio do animal. Mercadologicamente, além dos custos do processo, a empresa teve de superar uma crise de imagem e posicionamento gerada e catapultada pelo amor por Pandora e pela identificação dos amantes de pets.

Soma-se a isso a pandemia de Covid-19, que com o isolamento social e o home office, estreitou os laços afetivos com os pequenos passando mais tempo juntos em casa. Nesse sentido, a head de marketing do Grupo Petz diz que um dos pontos levados em consideração pela empresa é, justamente, o carinho do ser humano com o bichinho.

“Queremos criar valor na interação com os apaixonados por animais de estimação e potencializar o bem da relação entre o pet e sua família. Naturalmente, a experiência do cliente e sua relação com as nossas marcas, em qualquer ponto de contato, precisa endereçar esses mesmos pensamentos”, exemplifica.

Oportunidades para o futuro

Por fim, Ana Cecilia de Paula e Silva acredita que o segmento pet tende a ganhar cada vez mais relevância daqui para frente, de modo que os serviços de atendimento ao cliente (SAC) e as companhias que comercializam planos de saúde possam refletir sobre o que vem ocorrendo para, assim, melhor atender e entregar aquilo que o consumidor realmente deseja e da forma mais assertiva.

Um dos exemplos mais notórios de que o cliente está mais exigente e que as organizações devem se preparar para as transformações, é que a seção para pets nos supermercados sempre existiu e, atualmente, está sendo deixada de lado, com a preferência para lojas especializadas, com maior portfólio de produtos e serviços: os pets merecem o melhor, na visão dos seus donos.

“Temos apresentado crescimentos expressivos, num ramo resiliente. Mas ainda há muito o que ser feito em termos de serviços, produtos, geração de valor e construção de marca para pets e tutores. Seguimos focados na produção do melhor ecossistema do segmento pet, com um robusto projeto de expansão, sempre mantendo a centralidade no cliente (customer centric)”, completa a head de marketing do Grupo Petz.

Desse modo, elementos vistos em outras ramificações do varejo, como e-commerce, frete grátis, entrega no mesmo dia, modelo click & collect, meios de pagamentos digitais, experiência phygital e por aí vai, ganharam força no segmento pet nos últimos tempos.

Entretanto, mais do que apenas vender, é necessário se conectar com o cliente, seja ele um ser humano ou animal.

Fonte: Consumidor Moderno

Insumos encarecem produção de leite e o preço para o consumidor dispara

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A caixinha de leite subiu em torno de 30% nos supermercados, e bateu perto de cinco reais. O preço é reflexo do aumento dos insumos, como a ração para os animais, que encarece a produção. Os derivados de leite também não escaparam do aumento. Confira todos os detalhes na reportagem!

Fonte: Ricmais

Pets não fogem da inflação e alta da alimentação chega até 80%

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A ração para pets já teve reajustes que chegam a 80% entre o ano passado e neste primeiro trimestre. Mesmo assim, é esperado mais aumento no valor dos produtos. A culpa, segundo a Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), é da guerra na Ucrânia, que vem encarecendo matérias-primas em torno de 40%, como milho, arroz, trigo e farinha de proteína animal.

O aumento já supera o crescimento do setor em 2021, de 33%, fazendo com que os preços já mostrem defasagem. Para o proprietário de um pet shop no Anhangabaú, Guilherme Borges Feliu, já há diferença nos preços dos produtos que revende. “A maioria das fabricantes reajusta a cada dois meses. Algumas rações já tiveram uns 70%, 80% de aumento desde o ano passado. Tem cliente que reclama porque pagava R$ 70 e agora paga R$ 120 em um pacote de ração. Os produtos sobem pelo menos uns 10% por mês há algum tempo, aí acumula. E mesmo com a diminuição do dólar, não abaixa.”

Feliu trabalha com rações mais caras e algumas marcas importadas que chegam a custar R$ 460, mas conta que os clientes têm buscado economia. “Tem cliente que comprava importada e agora compra uma nacional, com a mesma qualidade. Tem saco de ração importada que custa R$ 430, R$ 460, então as pessoas migraram para opções mais em conta.”

MUDANÇA DE HÁBITO

A veterinária especializada em nutrição de cães e gatos, Ana Beatriz Fasolai, diz que até há alternativa para a ração, mas acaba sendo mais cara. “Tem a alimentação caseira cozida ou crua, no entanto, a dieta caseira tem saído mais cara que a alimentação pronta super premium, principalmente pelo preço da carne e por ter que ser fornecida em maior volume do que a ração. O alimento seco comercial é balanceado se tiver um manejo correto.”

Ela alerta ainda para a alimentação incorreta. “Toda alimentação precisa ser balanceada. No geral, a alimentação caseira, popularmente conhecida como natural, precisa de uma suplementação de vitaminas e minerais para o indivíduo não ter deficiência nutricional e ter desnutrição, obesidade ou problemas nos ossos, nos pelos. Esses problemas podem demorar para aparecer em adultos, mas em idosos e filhotes aparecem antes.”

Fonte: Jornal de Jundiaí

Planos de saúde para animais: quanto custa e como funciona para pet

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Ter um animal de estimação envolve muito amor e cuidados diários. Assim como qualquer integrante da família. Imprevistos com saúde também podem ocorrer com os pets e os cuidados com a saúde podem sair caros. Levando isso em conta, diversos planos de saúde para animais já existem no mercado. Confira:

Normalmente, são cães e gatos o público alvo dos planos de saúde. Assim como os de humanos, o ideal é pesquisar um valor acessível e checar a localização das clínicas e hospitais que forneçam os serviços.

Preço de plano de saúde para cachorros e gatos

Uma das opções mais populares é o Dr. Pet. São quatro alternativas que podem ser escolhidas pelos donos de animais. O primeiro, mais simples, é o plano ambulatorial clube, a partir de R$ 84,75. Já o último, mais completo, o plano diamante clube, custa a partir de R$ 314,85 e inclui exames complexos, como tomografias e ressonâncias.

Cobertura e redes credenciadas

Além dos valores, outro ponto importante para se atentar são os locais conveniados e a carência. Assim como acontece com um plano de saúde para pessoas, ela também pode se aplicar para animais.

O limite de idade também pode existir e alguns não aceitam animais idosos. O tutor também precisa estar atento para a quantidade de consultas e exames por ano, se há limites nesses serviços e em internações. Alguns, preveem até 10 dias de internação no ano e se o pet precisar ficar internado por mais tempo, provavelmente você terá que acertar a diferença.

Outras opções

Outra alternativa em plano de saúde para animais é o Seguro Health for Pet, da Porto Seguro. Neste há três opções: o ambulatorial, que oferece cuidados básicos; o essencial, que inclui itens como castração e check up anual; e o completo, que conta com fisioterapia e acupuntura. Os planos são a partir de R$ 99,90.

Na hora da escolha de um serviço para o seu pet, é importante levar em conta os gastos para não pesar no planejamento financeiro anual da família e buscar recomendações sobre os melhores serviços e mais essenciais para as necessidades de seu pet.

Fonte: O Liberal

Mercado pet em Minas Gerais registra crescimento e ganha mais força

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O mercado pet não para de crescer no país. O brasileiro, definitivamente, adotou cães e gatos como membros da família. São cada vez mais “Billys, Thors, Mels, Bobs e Belinhas”. E, com isso, o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento em 2021, em comparação ao ano anterior. Foram mais de R$ 50 bilhões investidos nos animais domésticos, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Pet Brasil este mês.

Os últimos dois anos foram especialmente marcantes no mundo pet. Com a pandemia e o isolamento social, mais brasileiros aderiram à convivência diária com esses animais. Porém, muitos vivem em espaços pequenos e, com a retomada das atividades, passam boa parte do dia fora de casa. “Mesmo assim, estão cada vez mais interessados em ter cães dóceis e tranquilos, propiciando uma convivência agradável para toda a família”, afirma a empresária Luisa Pires, especialista em comportamento canino e sócia do Aufabeto, centro educacional para cães.

Foi exatamente esse aumento da demanda que fez com que Luisa apostasse em uma nova unidade, desta vez em Nova Lima (RMBH), com uma área verde de quase 4 mil m2. “A primeira unidade, fundada há 12 anos no Santa Lúcia, já não conseguia atender aos inúmeros pedidos de hospedagem e day care. Ao fundar o Aufabeto, vi que havia uma deficiência no mercado que as escolinhas tradicionais não conseguiam oferecer. Investi então em uma nova proposta, que  fez tanto sucesso que, além da nova unidade, hoje tenho oferecido também mentorias para quem quer empreender na área”, destaca Luisa.

Equilibrado. A empresária explica que oferece aos cães técnicas comportamentais e atividades físicas, além de auxiliar tutores sobre como ter um cão equilibrado. Segundo ela, um cão obediente é diferente de um cão equilibrado. “Você pode ter um cão perfeito em adestramento e ele pode ser agressivo, medroso, ansioso ou tímido. Para ter um cão equilibrado, é necessário entender também o que ele quer e precisa de você como líder, além de satisfazer as necessidades dele como cão”, afirma a especialista.

“Quase 100% dos daycares só aceitam cães sociáveis, brincalhões e que não têm dificuldades como agressividade ou timidez. Aqui na Aufabeto, a gente trabalha para transformar, para melhor, a personalidade dos cãezinhos. Queremos que aquele cão tímido ganhe confiança e seja muito mais feliz”, enfatiza Luisa.

Para a especialista, um diferencial do seu trabalho é focar no comportamento instintivo dos cães. As técnicas são aplicadas para que cão e tutor entendam o papel de cada um na relação, sempre reforçando a tecla contra castigos físicos e saindo do adestramento tradicional, que apenas foca em comandos como “sentar” ou “buscar”. “O cão precisa interagir com os outros cães e desenvolver habilidades motoras, quando fica sem isso, pode se tornar agressivo e bagunceiro. Assim, temos um pet feliz que gastou toda sua energia durante o dia, além de donos satisfeitos”, conclui Luisa.

Perfil. O Centro Educacional para Cães Aufabeto foi criado em 2010 pela empresária Luisa Pires, que já fazia atendimento comportamental de cães. Ela chegou a trabalhar com Raquel Hama, proprietária da Dog Resort -responsável por criar o sistema de daycare no Brasil -, e com o famoso Dr. Pet (Alexandre Rossi), além de ter feito treinamento, nos Estados Unidos, com Cesar Millan, conhecido internacionalmente como “encantador de cães”.

O Aufabeto oferece DayCare, Hospedagem, Aufa restart – programa de treinamento e gasto intenso de energia – e aulas de natação para os cães. Além disso, tem ainda cursos e treinamentos para quem quiser empreender na área, com mentoria de Luisa Pires.

Fonte: O Tempo

Shopee prepara campanha com foco no mercado pet e lança mascote temático

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A plataforma de comércio eletrônico Shopee anunciou, nesta segunda-feira (4), uma nova campanha especial focada no mercado pet. A ação vai contar com uma página especial de pets no site e um mascote da marca.

De acordo com a empresa, ação acontece de 6 a 10 de abril na plataforma com várias ofertas de produtos como comida, roupinhas, brinquedos, cuidados e acessórios, além de conteúdo com cães influenciadores.

Entre os produtos mais procurados estão coleiras, camas e tapete higiênico, e entre os mais vendidos estão arranhadores para gatos, bolinhas pet anti-estresse, coleiras, rações e ainda comedouros.

Os produtos para os pets estão com preços especiais e ofertas de 6 a 10 de abril. A cada dia, uma coleção diferente vão ganhar destaque. Roupinhas, comidas, produtos de saúde, brinquedos e acessórios estarão com até 30% de desconto.

A questão social também é outro ponto destacado na campanha da Shopee por meio do incentivo a adoção de cachorros e a doações para ajudar a ONG Anjos de Patas, que resgata e reabilita animais em situação de risco.

Outra novidade é que o cachorro vira-lata caramelo, fiel representante do carisma brasileiro, passa a representar a marca como mascote. Chamado de Shopito, ele vai estar presente em vários locais do site, nas redes sociais e no blog da Shopee.

“O vira-lata caramelo foi escolhido por reforçar os atributos da nossa marca: simples, feliz e amigável.”, explica Felipe Piringer, responsável por marketing e estratégia na Shopee.

Fonte: Tudocelular

E-commerce de pet shops tem crescimento de 108%

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E-commerce

As plataformas de e-commerce de pet shops tiveram um aumento de 108% no volume de compras em 2021. É um dos segmentos mais promissores nas vendas digitais, segundo levantamento realizado pela aceleradora de marcas Adventures. As informações são do Mundo do Marketing.

O faturamento do e-commerce de pet shops também teve evolução. A receita de R$ 87,4 bilhões representou um avanço de 41%.

“Com o isolamento social, os pets passaram a ser os nossos colegas de trabalho e a nossa companhia no dia a dia, o que contribuiu para o crescimento do setor, visto que os consumidores passaram a investir nos pets, com alimentação mais saudável, brinquedos ou até mesmo casinhas para os pets”, afirma Bruno Novaes, sócio e diretor-executivo de estratégia da Adventures.

Segundo o estudo, a omnicanalidade deverá ser uma das principais apostas das empresas para os próximos anos, devido à busca dos consumidores por companhias que ofereçam a possibilidade de integração entre os diferentes canais de comunicação.

Fonte: Panorama PetVet

Número de cães e gatos obesos dobra em dez anos

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cães e gatos obesos

O número de cães e gatos obesos mais que dobrou em dez anos. É o que aponta um levantamento da Banfield Pet Hospital, dos Estados Unidos. O contingente de cães com obesidade cresceu 108%, enquanto o avanço foi de 114% entre os gatos. Os índices chamam a atenção, principalmente, pela recorrência e aumento dos casos.

Entre as razões que provocam o aumento de cães e gatos obesos estão o sedentarismo, diabetes, má alimentação, castração, problemas hormonais, respiratórios e nas articulações, além de vários outros fatores. Por essa razão, a presença do médico veterinário na investigação do caso é a melhor recomendação e maneira de cuidar do pet.

“O diagnóstico ocorre após uma série de análises, como escore corporal, histórico do animal, exames clínicos e quantidade e qualidade de ração administrada diariamente. Dessa forma, fazemos a diferenciação e escolha do melhor tratamento a ser utilizado, de preferência com um veterinário endocrinologista para avaliação e adoção de medidas necessárias de estabilização e redução do problema”, explica o médico veterinário da Mundo Pet, Vladimir Lenin Freitas.

Cuidados redobrados com cães e gatos obesos

Para cuidar de cães e gatos obesos, rações e suplementos especiais ajudam na perda de peso e a gastar gordura acumulada. “Caso sejam diagnosticados distúrbios hormonais, torna-se necessária a reposição”, pontua o médico. “Mas se o tratamento estiver focando na alimentação, oriento a compra de rações terapêuticas e de suplementos que contenham L-Carnitina e DL- Metionina”, finaliza.

Fonte: Panorama PetVet