As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Mercado pet em Minas Gerais registra crescimento e ganha mais força

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

O mercado pet não para de crescer no país. O brasileiro, definitivamente, adotou cães e gatos como membros da família. São cada vez mais “Billys, Thors, Mels, Bobs e Belinhas”. E, com isso, o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento em 2021, em comparação ao ano anterior. Foram mais de R$ 50 bilhões investidos nos animais domésticos, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Pet Brasil este mês.

Os últimos dois anos foram especialmente marcantes no mundo pet. Com a pandemia e o isolamento social, mais brasileiros aderiram à convivência diária com esses animais. Porém, muitos vivem em espaços pequenos e, com a retomada das atividades, passam boa parte do dia fora de casa. “Mesmo assim, estão cada vez mais interessados em ter cães dóceis e tranquilos, propiciando uma convivência agradável para toda a família”, afirma a empresária Luisa Pires, especialista em comportamento canino e sócia do Aufabeto, centro educacional para cães.

Foi exatamente esse aumento da demanda que fez com que Luisa apostasse em uma nova unidade, desta vez em Nova Lima (RMBH), com uma área verde de quase 4 mil m2. “A primeira unidade, fundada há 12 anos no Santa Lúcia, já não conseguia atender aos inúmeros pedidos de hospedagem e day care. Ao fundar o Aufabeto, vi que havia uma deficiência no mercado que as escolinhas tradicionais não conseguiam oferecer. Investi então em uma nova proposta, que  fez tanto sucesso que, além da nova unidade, hoje tenho oferecido também mentorias para quem quer empreender na área”, destaca Luisa.

Equilibrado. A empresária explica que oferece aos cães técnicas comportamentais e atividades físicas, além de auxiliar tutores sobre como ter um cão equilibrado. Segundo ela, um cão obediente é diferente de um cão equilibrado. “Você pode ter um cão perfeito em adestramento e ele pode ser agressivo, medroso, ansioso ou tímido. Para ter um cão equilibrado, é necessário entender também o que ele quer e precisa de você como líder, além de satisfazer as necessidades dele como cão”, afirma a especialista.

“Quase 100% dos daycares só aceitam cães sociáveis, brincalhões e que não têm dificuldades como agressividade ou timidez. Aqui na Aufabeto, a gente trabalha para transformar, para melhor, a personalidade dos cãezinhos. Queremos que aquele cão tímido ganhe confiança e seja muito mais feliz”, enfatiza Luisa.

Para a especialista, um diferencial do seu trabalho é focar no comportamento instintivo dos cães. As técnicas são aplicadas para que cão e tutor entendam o papel de cada um na relação, sempre reforçando a tecla contra castigos físicos e saindo do adestramento tradicional, que apenas foca em comandos como “sentar” ou “buscar”. “O cão precisa interagir com os outros cães e desenvolver habilidades motoras, quando fica sem isso, pode se tornar agressivo e bagunceiro. Assim, temos um pet feliz que gastou toda sua energia durante o dia, além de donos satisfeitos”, conclui Luisa.

Perfil. O Centro Educacional para Cães Aufabeto foi criado em 2010 pela empresária Luisa Pires, que já fazia atendimento comportamental de cães. Ela chegou a trabalhar com Raquel Hama, proprietária da Dog Resort -responsável por criar o sistema de daycare no Brasil -, e com o famoso Dr. Pet (Alexandre Rossi), além de ter feito treinamento, nos Estados Unidos, com Cesar Millan, conhecido internacionalmente como “encantador de cães”.

O Aufabeto oferece DayCare, Hospedagem, Aufa restart – programa de treinamento e gasto intenso de energia – e aulas de natação para os cães. Além disso, tem ainda cursos e treinamentos para quem quiser empreender na área, com mentoria de Luisa Pires.

Fonte: O Tempo

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS