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Mercado pet ganhará central de compras em São Paulo

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Mercado pet ganhará central de compras em São Paulo

O próximo mês de maio deve marcar a estreia de uma central de compras exclusiva para o mercado pet. A iniciativa partiu do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), que deu início no fim de março a uma pesquisa com pequenos e médios varejistas do setor para mapear o perfil dos pontos de venda e o comportamento de consumo.

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A expectativa é reunir estabelecimentos atuantes no estado de São Paulo, como pet shops, lojas de suprimentos e farmácias veterinárias, viabilizando uma negociação coletiva com a indústria e a aquisição de maiores volumes com descontos até então concedidos somente às grandes redes.

“Com base em análises da nossa Câmara Setorial de Lojistas de Pet Shop, esse modelo tem potencial para reduzir os preços em 15% a 20%”, reforça Aldo Macri, vice-presidente do Sindilojas-SP

Por meio da plataforma, os lojistas planejam também obter mais flexibilidade em prazos de pagamento e realizar ações promocionais de venda. “Mas muito além de um canal para aprimorar a competitividade dos lojistas, as compras coletivas possibilitam ampliar a rede de relacionamentos setoriais. No momento em que o país enfrenta uma alta generalizada de preços, essa central pode fazer toda a diferença para o varejista”, complementa.

Mercado pet como laboratório

Ainda de acordo com o Sindilojas-SP, o mercado pet será um laboratório para a implementação de centrais de compras similares em outros setores como o de confecção – segmento com peso representativo junto à entidade, mas que convive com dificuldades de acesso a produtos em plena troca de coleção.

O estudo desenvolvido pelo sindicato procura traçar um raio-X dos empresários do mercado pet em São Paulo, com base em informações como a participação das vendas por categoria, marcas mais visadas pelos clientes, faixa etária e classe social do público. De posse desses dados, o grupo partirá em busca de fornecedores para apoiar a central de compras.

Potencial das PMEs no mercado pet

Um levantamento do Sebrae baseado em dados da Receita Federal demonstra o poder do pequeno varejo no mercado pet brasileiro. Atualmente, o segmento reúne 83,4 mil CNPJs, contra 18 mil em 2012, o que correspondeu a um avanço de 363%. Desse total, 78% (65,4 mil) é formado por microempreendedores individuais que atuam com comércio varejista, um dos alvos do projeto.

Fonte: Panorama Pet Vet

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