
Sejam bem-vindos à transformação mais acelerada do mercado veterinário nos últimos 20 anos. Os profissionais da área encontram-se em um momento de transição que parece não ter fim. É o momento em que eles precisam se visualizar não apenas como especialistas clínicos, mas também na condição de proprietários de estabelecimentos que geram empregos, renda e prestam serviços devidamente fiscalizados por vários órgãos regulatórios.
De maneira geral, o mercado veterinário entende a importância de alguns aspectos que envolvem a administração de um negócio. Os empreendedores do setor quase sempre demonstram ter mais afinidade com temas associados ao relacionamento direto com o cliente, tais como gestão de mídias, comunicação e até mesmo o controle financeiro. No entanto, costumam ser refratários à gestão técnica, fundamentada por um complexo conjunto de normas regulatórias.
Essa resistência está relacionada ao DNA de parte dos empreendedores brasileiros, avessos a regras em um primeiro momento, e ao fato de que, ainda em 2025, a classe ão considera o domínio da gestão técnica como parte do conhecimento necessário para atuar na medicina veterinária. E como mudar tal realidade?
Em primeiro lugar, é preciso entender gestão a partir de uma mudança no comportamento profissional. Que tal entender o seu universo com um olhar mais estratégico? Use todos os recursos que a tecnologia disponibiliza para a administração de clínicas e hospitais, desenvolvendo habilidades gerenciais e estratégicas e buscando o apoio de profissionais qualificados para o suporte de suas decisões.
Mercado veterinário impõe mentalidade mais sistêmica
O mercado veterinário exige que seus gestores cultivem uma mentalidade mais sistêmica. Essa postura ajudará a captar tendências que cercam as relações homem-animal, cliente-paciente e a formatação das novas estruturas familiares. Atualizar-se com o cenário regulatório deverá fazer parte dos seus planos estratégicos.
Ser gestor implica assumir processo e atividades que, em um primeiro momento, sequer parecem estar atrelados à medicina veterinária, mas que regulam a mesma em todos os pontos mais críticos da operação. Isso inclui legislação, gestão técnica, de pessoas e estratégias comerciais.
Só dessa maneira a execução do ato médico veterinário terá a devida segurança e diferenciação, com alta percepção de valor.