As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Os inconfundíveis gatos siameses

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

gatos siameses

Os marcantes olhos azuis intensos, a pelagem peculiar e a elegância confirmam que se trata de gatos siameses. Uma das raças felinas domésticas mais populares em todo o mundo, recebeu essa denominação devido à sua origem, o Sião, antigo nome da Tailândia. Chegaram ao Ocidente no final do século 19 quando foram oferecidos de presente ao cônsul britânico, na Inglaterra.

Expostos em um concurso de beleza, encantaram os europeus pelos olhos azuis brilhantes, a pelagem predominantemente branca, e o corpo arredondado. Logo começou a criação no continente europeu, reforçando as  características originais da raça, mas com o corpo mais esguio e a pelagem, além de  branca, creme ou bege, com tons escuros nas extremidades. O chamado gato siamês moderno atravessou o oceano e chegou à América.

Gatos siameses gostam de carinho e diversão

Apesar das diferenças na aparência, o comportamento carinhoso é similar e evidenciado até no mestiço do siamês, mistura com vira-lata, o sialata. Comparados a outros felinos, mostram-se dependentes e apegados. Formam laços profundos com os tutores e não gostam de ficar sozinhos por períodos longos de tempo. As mudanças repentinas de ambiente também não os agradam.

Ágeis e atléticos, amam arranhar e afiar as unhas em superfícies, escalar obstáculos e inventar brincadeiras com as quais se divertem por intermináveis horas.  E são os mais extrovertidos e vocais de todos os os felinos domésticos. Comunicam-se com seus donos por meio do miado, que se torna mais alto se houver comida e atenção. O ‘’papo’’ com os amigos humanos é uma forma de demonstrarem afeto e gratidão.

A energia abundante afasta o tédio. Mas quando bate a melancolia, a característica da raça é bater a cauda,  sinal de que estão à procura de atenção. É uma exigência permanente, além de aconchego e colo. Muito curiosos e inteligentes, são persistentes quando  teimam em e abrir gavetas e armários, ocasiões em que é usual serem pegos em flagrante .

A raça ganhou as telonas na animação A Dama e o Vagabundo, da Disney. A versão original,  de 1955, mostra a cadela Lady, da raça cocker spaniel, passando por apuros quando pede abrigo na casa dos gatos siameses Si e Am. A dupla  tenta convencer os humanos de que Lady é perigosa e deve ficar  longe do bebê recém-nascido.

Os gatos siameses, assim como todos os pets, precisam de cuidados com a saúde. Bastante comum na raça é a ocorrência de problemas respiratórios e pedra nos rins. Para prevenir e evitar complicacões dessa condição genética, uma alimentação saudável, ingestão abundante de água  e visitas periódicas ao veterinário são  indispensáveis.

Considerada uma raça mais frágil em relação às demais, os siameses demanda auxílio na higiene bucal e do ouvido para  impedir a proliferação de bactérias. E gostam de limpeza em seu entorno. A troca da areia mais de uma vez ao dia contribui para que eles se sintam confortáveis e não abandonem seus espaços.

Fonte: Redação Panorama PetVet

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!