As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Os benefícios dos pets na vida dos idosos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Idosos
Foto: Freepik

Pesquisas do Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare, mostram que a conexão com pets é bastante positiva para a vida emocional, física e social das pessoas no geral. E os benefícios ficam ainda mais evidentes quando falamos das interações entre animais de estimação e idosos.

Atividades físicas e mobilidade

A prática regular de exercícios é vital para todas as faixas etárias, pois promove a saúde cardiovascular e previne diversas doenças. Para os idosos, isso pode ser especialmente desafiador, mas a presença de um animal de estimação, especialmente um cão, pode incentivar a prática constante de atividade física.

Saúde mental e redução de estresse

A presença de um pet ajuda significativamente a reduzir o estresse crônico, que é prejudicial ao corpo, especialmente em situações de perda ou luto frequentes na velhice. A interação com animais de estimação contribui para um equilíbrio psicológico mais saudável, promovendo o bem-estar emocional.

Suporte social

O isolamento é uma preocupação crescente entre os idosos. A companhia de um pet pode diminuir a sensação de solidão e estimular interações sociais. Passeios com cães, por exemplo, facilitam encontros com outros donos de animais, enriquecendo a vida social dos idosos.

Propósito de vida

Sentir-se útil e ter um propósito é crucial para a longevidade e a qualidade de vida na terceira idade. Animais de estimação, com suas necessidades diárias de alimentação, cuidados e atenção, proporcionam aos idosos uma rotina mais significativa, reduzindo o risco de depressão e aumentando a satisfação pessoal.

Sentimento de segurança

Animais de estimação também podem aumentar a sensação de segurança dos idosos, tanto dentro quanto fora de casa. A presença de cães faz com que seus tutores se sintam mais protegidos, contribuindo para uma maior sensação de segurança e tranquilidade.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!