As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Nunca mais confunda o pastor belga com o “primo” alemão

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Pastor belga

O pastor belga é um cão um tanto quanto imponente. O problema é que ele é bem parecido com seu “primo” mais famoso, o pastor alemão. Só que esse companheiro tem suas próprias características e é sobre elas que falaremos aqui.

Protetor e leal, esse cachorro é uma ótima companhia e fonte de segurança. Mas não pense que ele é bravo. Calmo, ele curte seus momentos de tranquilidade, mesmo sem perder a coragem como um de seus principais predicados.

Fisicamente, o tronco do pastor belga é mais alongado e seu porte é mediano. Quanto a pelagem, a diversidade é a palavra, mas o preto e o marrom são as mais comuns.

Pastor belga groenendael, laekenois…

Apesar das características físicas dessa raça não variarem tanto, existem algumas subdivisões dentro dela, como as seguintes:

  • Groenendael
  • Laekenois
  • Malinois
  • Tervueren

Cada variedade dessa espécie costuma ter um tom de pelagem mais característico:

  • Groenendael (Preto)
  • Laekenois (Caramelo, com pelagem mais densa)
  • Malinois (Caramelo, com pelo curto e fucinho preto)
  • Tervueren (cor variada e pelagem mais comprida)

Uma das suas características que o fazem ser um bom cão de guarda é seu tronco grande, alinhado a um dorso musculoso e impositivo. Mesmo que, visualmente, seu focinho pareça mais fino do que o crânio, em geral, eles possuem um comprimento semelhante.

Sua expectativa de vida gira em torno dos 12 anos, costuma ter em torno de 60 centímetros de altura e pesar pouco menos de 30 quilos.

Curiosidades

Como a maioria dos cães pastores, o belga tem energia de sobra para gastar. Por isso, apesar de ser muito utilizado como segurança, ele é um grandessíssimo de um brincalhão, no melhor sentido possível.

Por isso, se está nos seus planos ter um pastor belga, se prepare para colocar esse cachorro em atividade.

Pastor belga já figurou em Hollywood

Apesar de o pastor alemão ser o “primo” famoso, foi o belga que ganhou as telonas. No filme Max- O cão herói, de 2015, a história de um cachorro da raça é contada.

Na película, é possível ver a atuação desse animalzinho junto aos soldados americanos.

Ele é o cão policial? Sim!

É muito difícil falar de um pastor sem falar do outro. Por mais que a expressão “cão policial” costume designar o pastor alemão, o pastor belga também é famoso por atuar nessa função.

Ágil ao realizar tarefas, quando treinado, ele atende muito bem a comandos de voz, o que o faz um dos queridinhos das tropas. Além, disso já citamos seu companheirismo, lealdade e proteção, qualidades essenciais para um cão policial.

Belga não é só nome 

Como você já deve imaginar, essa raça pastora surgiu no país europeu. Oficialmente, os primeiros registros de sua existência datam de entre 1891 e 1897.

O cruzamento entre os pastores alemão e holandês gerou a raça tema desse texto.

Primeira guerra fez cruzar o oceano 

Foi nos Estados Unidos que o pastor belga se popularizou. Depois da 1ª Guerra Mundial, espécimes desse cão foram levadas ao país. Foi apenas em 1959 que suas variedades, aquelas citadas anteriormente, foram divididas.

Cão de guarda, mas sem crise

Apesar de durões, os cães da raça, independente da variedade, costumam se adaptar bem, tanto com crianças, quanto com outros animas. Tudo é uma questão de treino e costume, que será ainda mais bem-sucedido se feito desde filhote.

Por ser considerado um dos cães mais inteligentes do mundo, mesmo que seu adestramento seja tardio, o tutor não deve encontrar grandes dificuldades.

Fortão, mas tenha atenção

O pastor belga é um cão considerado “super-resistente”, mas isso não quer dizer que você pode negligenciar os cuidados básicos necessários com qualquer animalzinho.

Pets dessa raça costumam apresentar quadros de alergias na pele e também de displasia coxofemoral. Por isso, mantenha em dia a rotina de visitas ao veterinário.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS