Novembro Azul: como prevenir o câncer de próstata em pets?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
novembro azul
Foto: Freepik

No calendário pet, o Novembro Azul é o mês da conscientização do câncer de próstata, que acomete não só os humanos como também os animais de estimação. A campanha tem como principal objetivo alertar os tutores sobre a importância da realização de exames periódicos em cães e gatos machos, especialmente os adultos e idosos.

Embora não tão comum em pets, esse tipo de câncer pode se manifestar de maneira agressiva e evoluir rapidamente para metástase. De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), as hiperplasias prostáticas são mais comuns em cachorros entre 6 a 7 anos, e tumores testiculares também são observados em pets mais idosos.

Novembro Azul: sintomas e prevenção

Os tutores desempenham papel importante para identificação precoce do câncer nos pets. Por isso, é importante ficar atento, pois a enfermidade pode se manifestar por meio de mudanças no apetite, no peso e no comportamento, micção frequente, tenesmo urinário (esforço para urinar), constipação, bolo fecal de formato irregular, presença de sangue na urina, febre, dor abdominal, corrimento uretral e andar enrijecido.

Exames de sangue e de urina (marcador molecular no exame de urina para câncer prostático), radiografias, ultrassonografias e biópsias auxiliam na identificação da doença em estágios iniciais. Com relação à prevenção, a castração é o método mais efetivo para prevenir as doenças da próstata..

Tratamento do câncer de próstata em pets

O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, variando de acordo com o tipo e o estágio da doença. O acompanhamento veterinário durante e após o tratamento é fundamental para garantir a recuperação e o bem-estar do animal doméstico.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS