As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Nova presidente do CRMV-SP mira valorização da carreira veterinária

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

carreira veterinária
Da esq. para dir.: Dr. Martin Jacques Cavaliero (futuro conselheiro), Dra. Tatiana Lembo Silveira de Assis (futura conselheira), Dra. Daniela Pontes Chiebao, Dra. Carolina Saraiva Filippos de Toledo (futura vice-presidente) e Dr. Rodrigo Soares Mainardi (futuro tesoureiro) da Gestão Evolução | Foto: Divulgação

A valorização da carreira veterinária é o que norteará a nova gestão do CRMV-SP (2024-2027). É o que afirma a primeira mulher eleita presidente do conselho regional paulista. A médica veterinária Daniela Pontes Chiebao falou sobre as propostas em entrevista exclusiva ao Panorama PetVet.

A nova líder do CRMV-SP teve 62% do total de votos válidos e propôs um plano para melhorar a comunicação do conselho com a sociedade. Segundo Daniela, a ideia é destacar de forma mais efetiva o papel desempenhado pelos médicos veterinários e zootecnistas na promoção da saúde, que vai além de cuidados com animais de estimação, devendo se estender ao longo de todo o ano, e não apenas em ocasiões específicas.

“Isso inclui a promoção da segurança alimentar, a atuação na prevenção e no controle de zoonoses, a otimização da produção de alimentos, a proteção do meio ambiente e a valorização da pesquisa científica”, acredita.

Para assegurar uma melhor compreensão das funções desses profissionais, ações de marketing mais agressivas e atuantes serão adotadas pela nova gestão. Medidas de auxílio aos profissionais desde o início de suas carreiras também serão implementadas.

“Muitos profissionais do setor podem não estar cientes do valor do seu trabalho e podem se sentir limitados em certas áreas de atuação. Queremos destacar a amplitude do campo de trabalho e relevância da carreira desde o momento em que eles escolhem seus cursos de formação”, reforça.

Valorização da carreira veterinária inclui apoio à saúde mental

Para Daniela, o plano de valorizar a carreira veterinária passa também por ações de suporte à saúde mental. “Precisamos disponibilizar recursos adicionais e apoio psicológico mais robusto para um equilíbrio saudável entre trabalho e a vida pessoal”, opina.

A nova diretoria, inclusive, pretende realizar ações presenciais em diferentes regiões do estado, liderados por profissionais de saúde mental, como psicólogos. “Além disso, vamos abrir mais espaço para palestras e workshops com foco em temas como gerenciamento do estresse, ansiedade e depressão”, completa.

O conselho prevê também a criação de uma plataforma digital com artigos, vídeos e fóruns dedicados à saúde mental. Devem ser promovidos ainda webinars e transmissões ao vivo com a participação de especialistas.

Experiência acadêmica e profissional ajuda na liderança do CRMV-SP

Graduada em Medicina Veterinária, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Epidemiologia e Medicina Veterinária Preventiva pela FMVZ/USP, Daniela acumula duas décadas na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.

“Com minha experiência, vou conseguir traduzir um pouco do que é necessário para a gestão do conselho. Acredito que minha formação será suficiente para mostrar que tenho critérios para fornecer um olhar técnico mais eficiente sobre as necessidades do conselho”, afirma.

Com uma abordagem inclusiva e de escuta ativa, a futura presidente do CRMV-SP está determinada a promover um ambiente de colaboração e participação no conselho, onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas.

Além de Daniela ser a primeira mulher eleita para a presidência do conselho regional, a nova gestão contará com dez mulheres entre conselheiras e integrantes da diretoria executiva, o maior número da história do regional.

“Sou uma pessoa influenciada pelas atuações das colegas. Minha expectativa é que todas acreditem nas condições para atuar de forma relevante e ajudar na tomada de decisões das nossas carreiras”, enfatiza. A nova diretoria tomará posse em agosto, em data ainda a ser divulgada.

A atual gestão do CFMV conta com a participação de seis mulheres, sendo uma presidente e cinco conselheiras. Nos conselhos regionais, são cinco presidentes nos seguintes estados: Alagoas, Amapá, Pará, Pernambuco e Tocantins.

No sistema CFMV/CRMVs, há 254.085 médicos veterinários inscritos. Dentre eles, 55,17% são mulheres, enquanto 44,83% são homens. Além disso, o sistema abrange 21.329 zootecnistas, dos quais 36,35% são mulheres e 63,65% são homens.

O estado de São Paulo lidera em número de médicas-veterinárias, com 42,3 mil profissionais registradas, e de zootecnistas, com 1,6 mil inscritas, sendo os números mais expressivos do país.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS