MBA do mercado pet chega à 4ª edição

Pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP impulsiona carreira de empreendedores

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
MBA DO MERCADO PET
João Vitor Mendes dos Santos, líder de marketing do programa | Foto: Divulgação

Hoje com 400 alunos divididos em três turmas, o MBA do mercado pet é um indicador da robustez desse segmento na economia. Desenvolvido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, o programa de pós-graduação chegará à quarta edição em maio próximo, atraindo desde veterinários até empreendedores de vários setores, inclusive médicos e advogados.

A concepção do curso é embasada por três pilares – fundamentos do mercado pet, gestão e tendências em serviços ou tecnologia. A agenda preconiza aulas online ao vivo e visitas técnicas a empresas do setor. De acordo com João Vitor Mendes dos Santos, líder de marketing do programa, as disciplinas focam o caráter inovador de um setor muito dinâmico, que cresce 15% ao ano. “É um mercado no qual tudo gira em torno de valor agregado, com uma ampla e diversificada oferta de lançamentos por parte da indústria”, comenta.

Também constam do curso as disciplinas de geriatria e oncologia veterinária e tópicos como novos fármacos e oportunidades na indústria farmacêutica. As aulas são intercaladas entre os três módulos e a grade pode sofrer adaptações conforme o que se observa no mercado. “Formamos a primeira turma em setembro de 2023, basicamente despertando o interesse de ex-alunos do curso de veterinária da USP. Mas atualmente, notamos é um interesse maior de empreendedores que desejam montar seus negócios, seja entre os que estão começando até os empresários já bem-sucedidos”, reforça.

O que gestores do mercado pet podem esperar do curso

Um dos cases de sucesso usados nas aulas é o do Cãoamigo, que se tornou referência em turismo friendly no Brasil. Fundada por Sharlene Saito há sete anos, a empresa oferece roteiros personalizados a tutores e seus pets. O curso deu à empreendedora e à sócia Ana Paula Mansur a expertise em gestão de negócios. “Com a diversificação dos serviços, ampliamos ofertas tanto para o consumidor final (B2C) como para empresas (B2B)”, conta Sharlene.

Outro exemplo de aplicação imediata dos conteúdos é o de Arivan Arraes, do Mundo dos Bichos Hospital Veterinário. O MBA ajudou no planejamento estratégico e na resolução de problemas, permitindo uma visão mais detalhada para o futuro dos negócios.

Além do aprendizado sobre fundamentos e gestão, o programa alude aos quatro eixos da indústria – pet service, pet food, pet care e pet vet. Unindo teoria à prática. “Inclusive fui surpreendido há cerca de dois meses ao encontrar, em uma visita técnica à Adimax, uma aluna do curso, filha de um dos sócios da empresa fabricante de ração”, lembra.

Corpo docente qualificado garante aprendizado de excelência

Coordenado pelo professor Augusto Hauber Gameiro, do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ, o curso tem o corpo docente formado por professores da FMVZ e renomados profissionais do mercado, entre os quais, Alexandre Rossi (Dr. Pet), Amanda Simões (Lord Pet Store, pet butique de MS) e Sérgio Zimerman (Petz).

A idealização do programa partiu de Márcio Brunetto, então professor de Nutrologia da FMVZ e criador do Centro de Nutrição de Pequenos Animais de Pirassununga, financiado pela PremieRpet. Com uma conceituada produção acadêmica e bom relacionamento com a indústria de pet food, com a qual tinha parcerias B2B, Brunetto identificou a carência de profissionais do mercado pet nas indústrias. Faleceu em abril de 2023, aos 45 anos, sem ver o projeto decolar.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS