Nem sempre é fácil saber o que deve ser feito quando nossos amigos de quatro patas precisam de ajuda. Cuidar exige conhecimentos suficientes para proporcionar a melhor assistência em primeiros socorros em pets. E mesmo que, na maioria das vezes, o médico-veterinário seja chamado o mais rápido possível, aprender sobre o que se fazer em um primeiro momento pode significar a diferença entre a vida e a morte deles.
No conteúdo a seguir, vamos abordar, passo a passo, o que deve ser feito antes e durante a chegada do veterinário nos casos de emergência. Além disso, também trataremos de como um animalista pode se preparar para esses imprevistos. Entenda!
Entenda como devem ser feitos os primeiros-socorros em pets
- Proteja o animalzinho
Antes de enfrentar a emergência, devemos prevenir e afastar o animalzinho de qualquer risco. Se o pet estiver em uma área perigosa, separe-o de fatores externos, tais como rodas de carros ou objetos de seu ambiente doméstico, caso precise. Caso ele esteja muito agitado e for possível controla-lo, é preciso usar uma guia curta ou coleira para trazê-lo de volta ao lugar seguro.
- Identifique a doença
Observe como ele está se comportando e anote todos os sintomas aparentes que o animal esteja apresentando. O pet pode estar com diarreia, vômito, falta de ar, dificuldade de locomoção, inchaço, entre outros sinais indicativos da doença grave que pode o estar acometendo. Anote todos os detalhes, pois eles serão muito úteis para o veterinário.
- Mantenha-o calmo
É comum que o animal esteja muito assustado, e esse é o momento de tentar acalmá-lo. Lembre-se de que usar sua voz para calmar o bichinho poderá ajudar, mas para isso é necessário que você esteja calmo também.
- Procure se manter distante
Ao cuidar do animalzinho é importante que ele não se sinta ameaçado. Mantenha uma distância segura entre você e o animal para que ele não fique nervoso e nem tenha reações inadequadas em um momento de perigo.
- Vacine o seu pet
Se o seu pet não estiver devidamente vacinado, verifique se está havendo algum surto de alguma doença que possa ser tratada com vacinas. Se sim, é bom que você leve o seu animalzinho ao veterinário para a vacinação. Isso pode mudar todo o rumo de uma história nos primeiros socorros em pets.
- Verifique a região
Por último, tome conhecimento de possíveis problemas na sua região que possam afetar o seu pet. São itens como vermifugação, prevenção de parasitas, possíveis doenças e outras informações relevantes para a saúde do seu animalzinho.
Os primeiros socorros em pets são fundamentais para a vida
Quando se trata de cuidar do nosso amigo de quatro patas em momentos delicados, os primeiros socorros desempenham um papel importante. Saber o que deve ser feito antes de chamar o veterinário pode lhe salvar de muitas dores de cabeça.