Gestão Pet aumenta lucro de clínicas e hospitais veterinários

Fundada em 2017, empresa conta com mais de 100 clientes ativos

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GESTÃO PET
O fundador e CEO da Gestão Pet, Eduardo Achôa | Foto: Divulgação

A Gestão Pet especializou-se em apoiar clínicas, laboratórios e hospitais veterinários a alcançar resultados financeiros sólidos, por meio da análise de aproximadamente 400 indicadores-chave de desempenho. A empresa nasceu em 2017 e conta com mais de 100 clientes ativos.

Fundado por Eduardo Achôa, engenheiro mecânico e consultor financeiro, o projeto nasceu de sua experiência ao perceber a falta de controle financeiro entre os proprietários de clínicas veterinárias. “Muitos não sabem o que acontece financeiramente dentro da clínica, mesmo com faturamentos, por exemplo, de R$ 250 mil a R$ 500 mil”, reforça.

A partir dessa realidade, ele decidiu criar soluções para capacitar os gestores do setor a tratar seus estabelecimentos como negócios, com foco em resultados mensuráveis e sustentáveis. “Nosso grande desafio passa por educar os líderes de clínicas, laboratórios e hospitais para pets, já que muitos são veterinários com pouca familiaridade com números”, complementa.

Gestão Pet conta com consultores especializados e plano de saúde próprio

O processo de consultoria da Gestão Pet envolve a integração ao software de gestão do cliente, que na maioria das vezes carece de dados para uma análise precisa. Após três meses de acompanhamento, a gestão financeira torna-se mais confiável, com a análise de informações sobre indicadores cruciais, como número de consultas, tíquete médio e taxa de conversão de consultas em cirurgias.

Com os dados organizados, os consultores da Gestão Pet conseguem traçar perfis detalhados dos estabelecimentos e de seus gestores, oferecendo soluções personalizadas. “Não há milagres. O que define o sucesso é uma gestão eficiente e orientada por indicadores”, ressalta o fundador.

A equipe da Gestão Pet é composta por dez colaboradores, incluindo especialistas em tecnologia da informação e consultores responsáveis pelo atendimento online. Além de Achôa, a empresa conta com três sócios: o veterinário Michel Luidge e sua esposa, Ana Paula Munhós, proprietários do Hospital Cão e Gato de Jundiaí (SP), que se tornaram parceiros da Gestão Pet após serem clientes, e Alexandre Lee, administrador de empresas.

Para Achôa, a principal diferença da Gestão Pet em relação a outras consultorias do setor é a continuidade do trabalho. “Nossa experiência mostrou que, quando saímos após um curto período, os resultados não se sustentam. Por isso, não oferecemos consultoria pontual. Estamos sempre presentes para garantir a manutenção das melhorias”, reforça.

O escopo de serviços também contempla um plano de saúde próprio. Nesse modelo, o tutor de um animal tem uma cota anual de gastos, que pode ser utilizada livremente nas clínicas participantes. “Dessa forma, a clínica recebe o valor integral, enquanto o tutor tem liberdade para escolher como utilizar seu limite”, comenta. A Gestão Pet também oferece consultoria especializada para clínicas e hospitais populares.

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Os sócios Michel Luidge, Ana Paula Munhós e Alexandre Lee | Foto: Divulgação

Modelo de remuneração da Gestão Pet exclui taxas mensais

O modelo de remuneração da Gestão Pet é flexível e baseado no aumento do faturamento dos clientes. A empresa não cobra mensalidades fixas, mas sim um percentual sobre o crescimento alcançado após o início da consultoria. “Se o cliente faturava R$ 100 mil antes de trabalhar conosco e, depois de algum tempo, passa a ter R$ 110 mil de receita, nossa remuneração é um percentual sobre os R$ 10 mil adicionais. Isso reflete a nossa confiança no trabalho que realizamos”, explica.

Além disso, a equipe de consultores se reúne semanalmente para discutir casos e compartilhar aprendizados. A companhia mantém um banco de planos de ação documentados, que incluem experiências bem-sucedidas de outras clínicas.

Novos projetos

A Gestão Pet está se adaptando ao processo de consolidação do mercado criando novos modelos de negócios. Recentemente, foi formada a franqueadora Beevets, em parceria com investidores e com o fundador da Espaçolaser, Paulo Morais. O objetivo é oferecer uma oportunidade para clínicas com dificuldades de crescimento, permitindo que elas adotem a marca Beevets sem perder sua identidade. Os donos das clínicas poderão manter seu nome, mas terão todos os benefícios de uma rede franqueada, como vantagens em compras, gestão centralizada e acesso a recursos exclusivos de uma grande rede.

Além disso, a Gestão Pet está desenvolvendo uma plataforma própria de teleconsulta, permitindo que clínicas e hospitais ofereçam serviços remotos de forma eficiente. A Beevets também contará com sua própria plataforma para esse serviço.

IA na medicina veterinária

No campo da inteligência artificial, a Gestão Pet está prestes a lançar uma ferramenta que promete transformar o agendamento de consultas. Em fase de testes com veterinários parceiros, a nova solução utiliza IA humanizada no WhatsApp para realizar todo o processo de agendamento, ajustando automaticamente a melhor data e horário para o cliente. A plataforma também otimiza a fila de espera.

A tecnologia também permitirá que o pagamento da consulta seja feito de forma antecipada, com desconto de 5% para quem optar por essa modalidade. Quando o veterinário abrir o prontuário, ele poderá contar com a assistência da IA no computador, que o ajudará a fazer perguntas, tirar dúvidas e otimizar o processo de atendimento. A gestão do pós-consulta também será facilitada por essa inovação.

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