As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Gatos podem enxergar no escuro?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Enxergar no escuro
Foto: Freepik

Você já parou para pensar se os gatos conseguem enxergar no escuro? Se você acha que eles enxergam da mesma forma que nós, está enganado! A capacidade dos felinos de ver no escuro é cerca de seis a oito vezes maior do que a dos humanos.

Os olhos dos gatos são adaptados para auxiliar na sua sobrevivência, sendo relativamente grandes em comparação ao tamanho de suas cabeças, uma característica comum entre os animais de hábitos noturnos.

Gatos podem enxergar no escuro? Esses pets têm características especiais

Os gatos são criaturas de hábitos noturnos, ou seja, são mais ativos do entardecer ao amanhecer. É nesse período que mostram suas habilidades de caça e procuram suas presas para se alimentar.

Esse comportamento noturno também se manifesta dentro de casa: quem nunca foi acordado no meio da noite por um gatinho fazendo travessuras? Esses são seus instintos naturais se revelando na convivência doméstica. Por isso, é essencial oferecer atividades que eles apreciem, pois isso ajuda bastante.

Para uma vida noturna repleta de aventuras, os olhos dos gatos possuem características especiais. O ângulo de visão é mais amplo que o nosso, suas retinas são melhor adaptadas para captar luz ambiente e a dilatação de suas pupilas em baixa luminosidade é muito maior do que a dos seres humanos.

Como funciona a visão dos gatos

Para entender como funciona a visão dos gatos, é essencial saber que esse sentido é altamente desenvolvido devido ao seu instinto natural de caça.

Além de uma audição impressionante, o olfato dos gatos possui 20 vezes mais células olfativas que o dos humanos.

Essas características já mostram as diferenças nos sentidos dos gatos. Quanto à visão: enquanto os humanos têm três cones na retina – células que reconhecem cores – os felinos têm apenas dois, enxergando um espectro de cores diferente do nosso.

Portanto, os gatos enxergam muito bem em condições de pouca luz, o que os torna excelentes caçadores noturnos. Os olhos dos gatos são voltados para a frente, o que melhora a precisão e a percepção de distância e profundidade, essenciais para caçar e perseguir presas.

Como animais crepusculares, eles veem melhor ao anoitecer, com uma visão noturna cerca de sete vezes melhor que a dos humanos.

Por outro lado, a nitidez das imagens para os gatos é inferior à nossa, sendo de quatro a dez vezes pior. Eles também têm dificuldade em ver objetos muito próximos ou distantes: o que um humano vê claramente a 30 ou 60 metros, um gato só distingue nitidamente a 6 metros.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS