
Os produtos para pets já ocupam a lista de compras online de 18% dos consumidores brasileiros. É o que indica uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil, em parceria com a Offerwise. O levantamento envolveu 2 mil entrevistados acima de 18 anos, que efetivaram alguma transação em plataformas de vendas digitais nos últimos seis meses até novembro de 2023.
O estudo traz outros indicadores fundamentais para ajudar empreendedores do setor a impulsionar negócios via e-commerce, que geraram R$ 984 milhões de receita em pequenos e médios pet shops no ano passado.
Compras online já são prioridade para quase 50%
Para quase metade dos participantes da pesquisa (48%), o hábito de fazer compras online já supera a ida à loja física. E o principal estímulo para esse comportamento está na maior facilidade de comparação de preços, promoções e condições.
E a máxima de que propaganda é a alma do negócio funciona muito bem entre os consumidores digitais, já que 82% dos entrevistados adquiriram um produto ou serviço após acessarem um anúncio online. Ao terem contato com uma peça publicitária, 54% dos internautas iniciam consultas adicionais sobre o item.
Motivações para a compra
O preço ainda tem papel determinante na decisão de compra e foi indicado por 85% dos consumidores como principal motivador. O frete grátis desperta a atenção de 71%.
Os sites e aplicativos de marketplaces e grandes varejistas lideram na hora de finalizar a compra. Plataformas especializadas em uma determinada categoria, por serem mais nichadas e atenderem a interesses específicos, são menos procuradas em termos de volume. É o caso das farmácias, que representam 20% das opções de fechamento de compra.
- Sites / apps de grandes varejistas e marketplaces – 71%
- Sites/ aplicativos de delivery – 35%
- Plataformas de compras internacionais – 35%
- Sites / aplicativos de moda e vestuário – 33%
- Redes sociais – 24%
- Sites / aplicativos de supermercados online – 24%
- Plataforma de streaming de entretenimento – 24%
- Sites / aplicativos de classificados – 20%
- Lojas de suplementos, farmácia e produtos de saúde – 20%
- Sites / aplicativos de artigos esportivos – 15%
- Sites / aplicativos de beleza e cuidados pessoais – 15%
- Sites / aplicativos de viagens – 15%
- Sites / aplicativos de pequenas marcas – 13%
- Sites / aplicativos de produtos para o lar – 11%
- Sites de livrarias e revendedores de livros – 11%
- Plataformas de educação online – 9%
- Sites / aplicativos de produtos usados ou vintage – 9%
- Plataformas de investimento financeiro – 7%
- Sites / aplicativos de eletrônicos – 7%
- Sites / aplicativos de leilões online – 4%
- Lojas de instrumentos musicais – 4%
Produtos mais comprados
O percentual de 18% de consumidores online de produtos para pets ainda está distante do índice de 57% que adquirem artigos de moda/vestuário e 44% que incluem itens de beleza e cuidados pessoais na cesta.
“Em contrapartida, o mercado pet já figura à frente de viagem e de produtos para bebês e crianças. O rápido surgimento de novos tutores e o Brasil como terceira maior população mundial de animais de estimação ajuda a explicar esse cenário”, observa Ana Moisés, presidente do IAB.
Comportamento de compra
O comportamento das compras online revela expressivas variações por gênero, faixa etária ou classe social. Entre os que integram as classes D-E e têm idade entre 18 e 24 anos, a frequência é a menor da amostra e a loja física ainda representa o canal prioritário.
Por outro lado, 66% dos membros da classe A já compram mais online do que nos pontos de venda. Em média, 87% realizaram a última transação há menos de um mês e 64% cultivam o hábito semanal de consumir no e-commerce. Em torno de sete produtos são adquiridos.