Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioMercado
Mercado

18% já fazem compras online de produtos para pets

Ana Claudia Nagao
Por Ana Claudia Nagao
26 de fevereiro de 2024
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram
    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
    Participe
    compras online
    Foto: Canva

    Os produtos para pets já ocupam a lista de compras online de 18% dos consumidores brasileiros. É o que indica uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil, em parceria com a Offerwise. O levantamento envolveu 2 mil entrevistados acima de 18 anos, que efetivaram alguma transação em plataformas de vendas digitais nos últimos seis meses até novembro de 2023.

    O estudo traz outros indicadores fundamentais para ajudar empreendedores do setor a impulsionar negócios via ­e-commerce, que geraram R$ 984 milhões de receita em pequenos e médios pet shops no ano passado.

    Compras online já são prioridade para quase 50%

    Para quase metade dos participantes da pesquisa (48%), o hábito de fazer compras online já supera a ida à loja física. E o principal estímulo para esse comportamento está na maior facilidade de comparação de preços, promoções e condições.

    E a máxima de que propaganda é a alma do negócio funciona muito bem entre os consumidores digitais, já que 82% dos entrevistados adquiriram um produto ou serviço após acessarem um anúncio online. Ao terem contato com uma peça publicitária, 54% dos internautas iniciam consultas adicionais sobre o item.

    Motivações para a compra

    O preço ainda tem papel determinante na decisão de compra e foi indicado por 85% dos consumidores como principal motivador. O frete grátis desperta a atenção de 71%.

    Os sites e aplicativos de marketplaces e grandes varejistas lideram na hora de finalizar a compra. Plataformas especializadas em uma determinada categoria, por serem mais nichadas e atenderem a interesses específicos, são menos procuradas em termos de volume. É o caso das farmácias, que representam 20% das opções de fechamento de compra.

    • Sites / apps de grandes varejistas e marketplaces – 71%
    • Sites/ aplicativos de delivery – 35%
    • Plataformas de compras internacionais – 35%
    • Sites / aplicativos de moda e vestuário – 33%
    • Redes sociais – 24%
    • Sites / aplicativos de supermercados online – 24%
    • Plataforma de streaming de entretenimento – 24%
    • Sites / aplicativos de classificados – 20%
    • Lojas de suplementos, farmácia e produtos de saúde – 20%
    • Sites / aplicativos de artigos esportivos – 15%
    • Sites / aplicativos de beleza e cuidados pessoais – 15%
    • Sites / aplicativos de viagens – 15%
    • Sites / aplicativos de pequenas marcas – 13%
    • Sites / aplicativos de produtos para o lar – 11%
    • Sites de livrarias e revendedores de livros – 11%
    • Plataformas de educação online – 9%
    • Sites / aplicativos de produtos usados ou vintage – 9%
    • Plataformas de investimento financeiro – 7%
    • Sites / aplicativos de eletrônicos – 7%
    • Sites / aplicativos de leilões online – 4%
    • Lojas de instrumentos musicais – 4%

    Produtos mais comprados

    O percentual de 18% de consumidores online de produtos para pets ainda está distante do índice de 57% que adquirem artigos de moda/vestuário e 44% que incluem itens de beleza e cuidados pessoais na cesta.

    “Em contrapartida, o mercado pet já figura à frente de viagem e de produtos para bebês e crianças. O rápido surgimento de novos tutores e o Brasil como terceira maior população mundial de animais de estimação ajuda a explicar esse cenário”, observa Ana Moisés, presidente do IAB.

    Comportamento de compra

    O comportamento das compras online revela expressivas variações por gênero, faixa etária ou classe social. Entre os que integram as classes D-E e têm idade entre 18 e 24 anos, a frequência é a menor da amostra e a loja física ainda representa o canal prioritário.

    Por outro lado, 66% dos membros da classe A já compram mais online do que nos pontos de venda. Em média, 87% realizaram a última transação há menos de um mês e 64% cultivam o hábito semanal de consumir no e-commerce. Em torno de sete produtos são adquiridos.

    • Tags
    • compras online
    • destaque
    • e-commerce
    • Pet Shop
    • Ultimas
    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Golden retriever é bravo ou dócil? Conheça o temperamento dessa raça
      Próximo artigo
      Fabricante de medicamentos tem novo gestor

      Mais lidas

      Distribuição

      Distribuidora pet do Nordeste já atua em 3 estados

      Serviços

      Pague Menos e Viu Meu Pet se juntam para incentivar a adoção responsável

      Veterinária

      Exame de proficiência para veterinários pode virar lei

      Lançamentos

      Produtos para pets com óleo de avocado

      Pet Food

      Tecnologia eleva padrão da Brazilian Pet Foods no setor de pet food

      Carregar mais

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Distribuidora pet do Nordeste já atua em 3 estados

      Distribuição 8 de julho de 2025

      Pague Menos e Viu Meu Pet se juntam para incentivar a adoção responsável

      Serviços 8 de julho de 2025

      Produtos para pets com óleo de avocado

      Lançamentos 8 de julho de 2025

      VB Alimentos tem nova gerente executiva de vendas

      VaiVém 8 de julho de 2025

      Exame de proficiência para veterinários pode virar lei

      Veterinária 8 de julho de 2025

      Tesouras sob medida para tosadores

      Equipamentos 7 de julho de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte