Fabricante de testes rápidos mira parcerias com veterinários

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Fabricante de testes rápidos mira parcerias com veterinários

Veterinários autônomos e farmácias de pet shops são os principais alvos do plano de expansão da MedLevensohn. Com mais de 20 anos de operações, a fabricante especializada em testes rápidos para humanos diversificou sua atuação a partir deste ano, de olho no rápido avanço do setor pet e do número de tutores no Brasil.

No mercado de testes rápidos para aferição dos índices de glicemia e diabetes, a empresa é a segunda maior em vendas no país e viu os negócios acelerarem após o início da pandemia da Covid-19. Mas antes mesmo desse período, já observava com carinho o mercado veterinário.

“Na ocasião trouxemos para o Brasil nossa primeira geração de monitores de glicemia capilar, por meio de um acordo de representação da marca austríaca Wellion”, relembra Bernardo Inglez, head comercial e de projeto da divisão de saúde animal (foto). A linha WellionVet, inclusive, tinha como chancela estudos técnicos conduzidos pela Universidade de Viena.

A unidade de saúde animal chegou a atingir 5% de participação no faturamento da fabricante. Mas a explosão da demanda por conta do coronavírus, aliada ao aumento das restrições de acesso às matérias-primas da China, base para a produção da linha, adiaram as previsões de investimento nessa área.

“Foi uma experiência importante para mapearmos as oportunidades do setor e entendermos o que era necessário para ganhar escala. E no fim de 2022, decidimos reinserir o mercado pet na nossa política comercial”, acrescenta.

Testes rápidos para pets ganham upgrade

A decisão estratégica de investir nos testes rápidos para pets estimulou a chegada da segunda geração de monitores ao país. A família Wellion®Vet Belua representa um upgrade da WellionVet, na medida em que permite não apenas a coleta de sangue por via capilar, como também o sangue venoso por regiões como a orelha e o coxim.

Os resultados relativos aos níveis de glicose saem em até seis segundos. E em oito segundos é possível ter o diagnóstico de cetoacidose diabética, complicação metabólica grave e potencialmente fatal.

“Os dispositivos apresentam um elevado range e asseguram 100% de precisão no rastreio dos índices de hematócrito. Os testes permitem avaliar se um gato enfrenta um pico de hiperglicemia decorrente de momentos de tensão pontuais ou se apresenta uma condição mais crônica”, afirma.

Fabricante montou equipe exclusiva

A fabricante estruturou uma operação exclusiva para apoiar veterinários autônomos. “Queremos atuar como um braço desses profissionais, que não foram absorvidos por clínicas e hospitais veterinários e carecem de mais soluções de diagnóstico para ampliar seu escopo de clientes atendidos”, acredita.

A equipe conta com dois veterinários para suporte técnico, um consultor nacional encarregado das parcerias com distribuidoras, além de profissionais especializados na área regulatória. Um software de inteligência artificial auxilia os profissionais a interpretar os resultados dos testes. “Hoje já temos presença no Sul, Sudeste e Distrito Federal, mas entendemos ser possível expandir horizontes para regiões como o Nordeste”, finaliza Inglez.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS