Aprovada criação de especialidades voltadas à saúde mental de animais

Além da graduação em veterinária, profissional precisará de especialização reconhecida pelo CFMV

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
SAÚDE MENTAL DE ANIMAIS
Foto: Freepik

A Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que regulamenta três especialidades da medicina veterinária para comportamento e saúde mental de animais. São elas:

  • Etologia clínica, focado no estudo do comportamento e sua interação com o meio ambiente;
  • Zoopsiquiatria, destinado ao diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e emocionais em bichos;
  • Medicina veterinária comportamental, dedicada à prevenção, diagnósticos e tratamento de problemáticas comportamentais e emocionais, envolvendo terapias e medicamentos.

Apresentado pelo deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), o projeto exige que, além da graduação de veterinária, o profissional tenha especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para atuar nessas áreas.

Segundo a Agência Câmara dos Deputados, os tratamentos previstos incluem terapias, adestramento especializado e o uso de medicamentos. A proposta também sugere campanhas governamentais para conscientizar sobre a importância desses cuidados.

O relator do projeto, deputado Bruno Ganem (Pode-SP), afirmou que a iniciativa aborda aspectos frequentemente negligenciados na saúde animal. “Ao regulamentar essas especialidades, estamos garantindo que os animais recebam o tratamento adequado, baseado em conhecimento científico e técnico especializado”, diz.

O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

 *Com informações da Agência Câmara de Notícias

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS