Será que tem algum problema em oferecer aqueles tradicionais brinquedos de pelúcia para cães? Esse é um dos métodos de entretenimento mais comuns que os tutores dão para seus animais de estimação. Os bichinhos são um sucesso em pet shops e grandes franquias de comércio para pets, já que são ótimos para servir de passatempo ao cachorro, ainda mais nos primeiros meses de vida onde o filhote procura aquela primeira companhia.
Apesar de todos os pontos positivos do brinquedo de pelúcia para cães, é preciso salientar que o convencional, como todos conhecemos, não é o mais adequado para seu pet. O ideal mesmo é que, ao dar um bichinho de pelúcia para seu animal, o tutor faça a escolha correta, que deve passar por um resistente e específico para cachorros. Pode ser uma tarefa complicada, já que normalmente o cão ama de paixão a pelúcia convencional, mas que deve ser feita.
Se não forem específicas, as pelúcias para cães podem ser um problema na saúde do animal. Isso porque, em seu interior possuem algumas peças e materiais que se soltam facilmente e podem fazer o animal engasgar. Está na dúvida de qual pelúcia dar para o seu cachorro? Quer saber melhor porque não é indicado dar os bichinhos convencionais? Fique conosco na matéria de hoje!
Qual pelúcia para cães devo escolher?
Brinquedos de pelúcia convencionais contam com diversas coisas que não devem chegar perto dos pets. Por exemplo, para crianças, a maioria dos produtos inclui olhos, nariz e outras partes do corpo produzidas com materiais que podem ser soltos e, no caso dos pets os faria engasgar se soltos.
Além do problema em se engasgar, se não for uma pelúcia para cães adaptada para isso, é possível que o animalzinho coma a lã acrílica, material utilizado para encher a parte interior do bichinho. Se o cachorro fizer isso, a chance de outro engasgamento é grande, sem contar os riscos de que o produto fique preso no sistema digestivo do animal e cause uma obstrução intestinal. Você, com certeza, não quer que seu pet tenha que passar por uma cirurgia.
Geralmente, os brinquedos de pelúcia para cães específicos são feitos com materiais resistentes, que não rasguem ou soltem e sejam um perigo para a saúde do cachorrinho. Você pode optar por um macaquinho de pelúcia, é um dos mais vendidos para pets. Desta forma, principalmente os cães filhotes ficam satisfeitos com uma companhia tão divertida no dia a dia, se acalmando e ficando confortáveis, minimizando até o estresse da separação.
Cuidados na hora de comprar pelúcia para cães
Com o passar do tempo, a pelúcia para cães acaba se tornando como se fosse parte do animal. Eles associam o bichinho a um amigo, ou então, a um objeto de muito apego emocional, demandando atenção dos tutores em relação ao seu comportamento com o brinquedo. Por exemplo, se o cachorro for possessivo com o cão, apresentando agressividade e dominância exacerbada, é importante que a família tire o objeto de sua rotina aos poucos, pois no fundo isso está fazendo mal para o pet.
Cadelas não castradas pedem mais atenção ainda de seus tutores, já que o comportamento pode ser um indício do instinto de proteção da fêmea em relação a uma gravidez psicológica canina. Esse é mais um chamado para castrar seu cão o quanto antes possível!
Meu cachorro comeu o brinquedo de pelúcia. E agora?
Obviamente, não faz nada bem para o cachorro engolir pedaços ou o enchimento do brinquedo de pelúcia. É normal que ele sempre tente fazer isso, pois é instintivo. Os cães são viciados em morder, e isso pode acabar fazendo com que ele ingira algo inadequado. É importante que o tutor esteja supervisionando o máximo possível as brincadeiras do cachorro com a pelúcia. Se acontecer de o tutor não ver e o cão comer algo e analisar alguma diferença no comportamento do animal, um médico veterinário deve ser acionado. Também é válido que a família sempre avalie se há algum rasgo no bichinho, e se houver, jogar o brinquedo fora antes do cão ver.
Alternativas para a pelúcia para cães
Caso seu cachorro tiver o instinto aguçado de morder e destruir a pelúcia para cães, você pode optar por brinquedos com materiais mais resistentes para o animal se desestressar. Brinquedos feitos com nylon ou borracha são ótimas escapatórias, e entretém o animal do mesmo jeito. Mordedores, por exemplo, também são super indicados, além de outras escolhas para o cachorro roer que não geram riscos para sua saúde.