As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Dogue alemão, o Scooby Doo da vida real

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Dogue alemão

Talvez o dogue alemão mais famoso de todos os tempos não seja de carne e osso. O divertido Scooby Doo, personagem do desenho que leva seu nome, impressiona não só por ser um medroso cão falante, mas também por ter um tamanho, digamos, acima da média.

Trazendo esse papo para a vida real, essa raça de cachorro é realmente conhecida por ser um grande amigo, em todos os sentidos. Além de ser um dos maiores cães do mundo, tem um dos maiores corações, biologicamente falando ou não.

Bastante ligado a seus tutores, o dogue alemão é um cão que se apega facilmente a sua família. Com esse grandalhão, não tem nada pequeno, incluso o tempo e atenção que você terá que dedicar a ele.

Em geral, sua personalidade é dócil, autoconfiante e corajosa. No geral, tirando os desafios de ter um cachorro tão grande, é fácil lidar com um espécime da raça.

Partiu conhecer mais sobre o gigante gentil do reino animal?

Dogue alemão é ligado no 220 

Ter um cachorro dessa raça é o mesmo que contratar um personal trainer. Afinal, ele demanda muita atividade física e, é claro, você terá que se mexer junto com ele.

O compridão precisa de dois ou três passeios por dia, e não pense que falamos sobre uma voltinha no quarteirão não. O pernudo gosta é de andar, então bote o tênis de corrida e se prepare para, ao menos, 2 km.

Se assustou com toda essa energia? Não precisa. Como dissemos mais cedo, esse gigante é gentil e costuma ser bem calmo.

Médias de idade, altura e peso

Em média, um dogue alemão costuma viver em torno de 10 anos. Sua altura fica na casa dos 50 centímetros e com peso em torno de 30 quilos.

Detentor do Guinness

Talvez a média de altura na casa dos 50 centímetros não tenha te impressionado, mas eu tenho certeza que essa informação aqui vai. Segundo o Guinness World Records, o famoso livro dos recordes, o maior cão do mundo é um dogue alemão.

De nome Zeus, o cachorro tinha um porte realmente digno de um olimpiano: 111,8 centímetros dos ombros até as patas. Ele vivia na cidade de Otsego, nos Estados Unidos, mas faleceu em 2014, quando tinha cinco anos.

Bebezão

Sabe aquela história de que não importa a idade, um filho sempre será o bebe da mamãe? Com o dogue alemão acontece algo semelhante, apesar de diferente.

Os cães dessa raça não costumam ter noção de seu tamanho e tendem a tentar se comportar como se fossem cachorros de porte pequeno. Por isso, não se assuste se um deles achar totalmente lógico tentar pular no seu colo, mesmo que tenha quase o mesmo tamanho que você.

Vale aqui um adendo: você pode sim criar um dogue junto com filhos pequenos, mas, como ele não tem noção do seu próprio tamanho, é necessária atenção para evitar acidentes.

Cão medieval

Apesar de não ser possível cravar com certeza a origem do dogue alemão, a teoria mais aceita é que ele descenda de duas as raças: a dos Molossos da Antiguidade e dos Bullenbeiser.

Sua presença data desde a Idade Média, mas a linhagem mais próxima dos dogues que conhecemos hoje surgiu na Alemanha, no fim do século 18.

De cão de caça a cão de casa

Hoje em dia, o temperamento amável do dogue alemão é uma de suas principais características, mas nem sempre foi assim. Inicialmente, muito em parte por seu grande porte, ele era utilizado como um cão de caça.

Cão “bodybuilder” 

Grande como é, claro que o dogue alemão se torna um cão bem musculoso. Mas, diferente de cães mais baixos, como o Pit Bull, eles costumam ser mais esguios, como uma silhueta mais delineada.

As patas e pernas, apesar de mais finas, costumam ser bem compridas. As orelhas, no geral, ficam caídas e o focinho costuma sem bem expressivo. Os olhos, mais ovais, são bem escuros.

Silencioso, mas bagunceiro 

Exatamente por sua personalidade calma, o dogue alemão não é um cão “falador” e costuma latir muito pouco. O problema é quando você precisar deixar ele sozinho.

Como são muito ligados a seus tutores, eles podem fazer certa bagunça quando não supervisionados, seja para se entreter ou mostrar insatisfação com a situação.

Pelagem e unhas

O dogue alemão não será um cão que te dará trabalho com tosas. Em geral, seu pelo costuma ser bem curtinho, além de brilhante por natureza. Não há uma cor padrão para a raça. Dentre as possíveis estão:

  • Arlequim (com manchas brancas e pretas)
  • “Azul” (Grafite escuro)
  • Dourado escuro
  • Preto
  • Tigrado

Mesmo tendo pelos curtos, eles caem bastante, então a escovação desse corpanzil deve ser frequente, ainda mais em fases de troca de pelagem, como no outono e primavera.

No que diz respeito as unhas, elas devem ser aparadas de uma a duas vezes por mês. Caso note desgaste natural, você pode aumentar o intervalo entre os cortes.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!