As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Doenças oculares mais comuns em gatos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

doenças oculares

Os gatos são lindos e adoráveis, mas assim como os humanos, estão sujeitos a certas condições, como as doenças oculares, por exemplo. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre os problemas mis comuns que afetam a visão dos felinos, para que saiba identificar os primeiros indícios e cuidados primários.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma das principais doenças oculares do gato. É uma inflamação da membrana conjuntiva, ou olhos, que pode ser provocada por infecções virais ou bacterianas, alergias ou outros irritantes como o tabaco ou pólen. Os sintomas incluem olhos vermelhos e inchados, lacrimejamento excessivo, mucosa espessa e prurido nos olhos.

Os tratamentos da conjuntivite podem incluir medicamentos prescritos por um veterinário e compressas frias nos olhos. Se o problema for causado por alergias, os anti-histamínicos também podem ser usados. Cada caso é diferente, é importante levar o gato para o veterinário para determinar o tratamento mais adequado.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular que aumenta a pressão do olho, podendo afetar os dois lados, resultando em dor na região, mudança no formato, cegueiras e em casos mais graves, dano cerebral.

Dentro do protocolo clínico é comum o uso de medicamento para baixar a pressão intraocular, cirurgias e terapia laser. A terapia depende da gravidade dos sintomas e do diagnóstico do veterinário.

Catarata

A catarata que é um problema muito comum nos humanos e também pode acometer os felinos. Caracterizada por um enfraquecimento na lente que deixa o olho opaco, os sintomas incluem mudanças na cor da pupila, diminuição gradual da visão, aumento dos reflexos da luz e olhos opacos. Geralmente é tratada com cirurgia.

Distrofia córnea

A distrofia de córnea é uma disfunção das camadas da córnea, considerada uma doença grave e degenerativa que pode ser provocada por infecções, imunidade baixa, má alimentação, trauma e outras doenças. Os sinais mais comuns da doença são: olhos vermelhos e inchados, alterações no formato do olho e um branco que pode afetar ambos os olhos.

Para tratar o problema, o especialista pode envolver medicamentos esteroides, antibióticos e colírios lubrificantes para aliviar os sintomas. Se estiver em um grau mais avançado, a cirurgia entra como uma alternativa.

Apesar de muitas das doenças oculares dos gatos serem facilmente tratáveis, é extremamente importante que os tutores fiquem atentos aos sintomas, pois podem ser um sinal de algo mais grave. Se você notar qualquer anormalidade na visão do seu felino, leve-o ao veterinário para um diagnóstico mais preciso.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!