Distribuidora pet Pirâmide Azul prevê crescimento de 25% em 2025

Há 25 anos no mercado, empresa atende em torno de 1,2 mil CNPJs no interior de São Paulo

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PIRÂMIDE AZUL
Foto: Freepik

Com 25 anos de atuação, a distribuidora pet Pirâmide Azul encerrou 2024 com faturamento de R$ 25 milhões, registrando um crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior. Para 2025, a empresa projeta uma movimentação de R$ 30 milhões.

Em entrevista ao Panorama PetVet, o diretor comercial Eduardo Viga Bonifácio, reforça que, apesar do potencial de crescimento do setor em escala nacional, a empresa planeja consolidar operações no interior de São Paulo. “É um mercado maduro com algum espaço para evolução, especialmente no que se refere à profissionalização do ponto de venda. No interior, ainda prevalece um certo amadorismo por parte dos pet shops, muitos dos quais são resistentes a mudanças e à importância de modernizar os processos”, avalia.

Associada à Andipet – Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos Pet, a distribuidora está baseada em Ribeirão Preto (SP), às margens da Rodovia Anhanguera (Km 299). Conta com uma sede própria de 11 mil m², onde mantém 2,5 mil SKUs, entre rações, petiscos, medicamentos e acessórios. O número de clientes ativos totaliza 1,2 mil, incluindo clínicas veterinárias.

Pirâmide Azul busca expansão no interior paulista

A Pirâmide Azul atende as mesorregiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, São João da Boa Vista, Araras e Leme. Já está no radar a expansão para os mercados de Bauru, Presidente Prudente, Piracicaba e Campinas. “Estamos buscando parceiros que agreguem resultados e nos permitam investir em novos projetos. Praticamente 90% do nosso lucro é reinvestido na própria companhia para explorar novas oportunidades”, ressalta.

A companhia é dirigida também pelo irmão de Bonifácio, Raphael, que ocupa o cargo de diretor financeiro. Quando a distribuidora iniciou suas operações, nos anos 2000, ambos estavam ao lado do pai, José, que em 2017 deixou a administração para assumir outra empresa no setor pet.

Eduardo também é diretor de marketing da Andipet. “Ser parte dessa entidade nos oferece acesso a informações de mercado, troca de experiências e a oportunidade de participar de feiras nacionais e internacionais”, destaca.

Desafios do mercado e oportunidades de melhoria

Um dos maiores desafios apontados por Eduardo é a dificuldade de fazer com que pet shops e veterinários apliquem as novas tecnologias e informações disponíveis para o setor. “Temos acesso a conteúdos de grandes empresas, laboratórios e fábricas, mas muitas vezes, o profissional não está disposto a implementar as mudanças”, observa.

Eduardo também reconhece as dificuldades enfrentadas pelos tutores de pets, especialmente no que diz respeito ao custo dos produtos para cuidados com os animais. “Por exemplo, um carrapaticida pode custar R$ 80, o que representa 5% de um salário mínimo. É uma realidade desafiadora, mas a conscientização do tutor é um passo importante”, argumenta.

Eduardo se orgulha do compromisso da Pirâmide Azul com a qualidade em todos os processos. “Todos os nossos colaboradores são CLTs, e seguimos rigorosamente as normas fiscais. Realizamos treinamentos mensais e temos um processo de separação de mercadorias em três etapas, o que reduz significativamente as chances de erro. A segurança dos nossos produtos é garantida por um gerador, que assegura o funcionamento contínuo dos sistemas de refrigeração”, explica.

A entrega dos produtos é feita em até 24 horas, e a empresa mantém uma frota própria de veículos rastreados, garantindo que as mercadorias cheguem aos clientes sem danos. “Se ocorrer algum erro, nós nos responsabilizamos e corrigimos imediatamente. Nossas entregas são 100% realizadas por nossa equipe, sem terceirização”, diz.

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