
A distribuidora pet Royal Norte, com sede em Ananindeua (PA), projeta um faturamento de R$ 22 milhões para 2024, o que representaria um avanço superior a 10% em relação ao resultado do ano passado. A empresa atende um dos mercados mais desafiadores do país do ponto de vista logístico, assegurando entregas para pet shops e clínicas nos estados do Pará e Amapá, com filiais em Marabá (PA) e Macapá (AP).
Em 2025, tanto a empresa quanto a Andipet, maior rede de distribuidores do setor no Brasil, completam 20 anos de existência. “Estar na entidade desde a fundação foi significativo para chegarmos até aqui. Não somos sucessores, começamos uma empresa do zero sem entender do mercado. O contato com outros distribuidores no Brasil, possibilitou uma aceleração do conhecimento de mercado, onde também copiamos as melhores práticas de gestores que já tinha mais de 10 anos de mercado”, diz o diretor comercial da distribuidora, Diego Dahas Camara em entrevista ao Panorama PetVet. Ele também é vice-presidente da associação.
A Royal Norte é liderada por Camara, 41, ao lado dos irmãos Igor e Marcos desde 2005. “Nossa equipe é rotineiramente treinada para atuar como consultores estratégicos para os lojistas, oferecendo soluções voltadas para a melhoria do desempenho financeiro dos clientes. O foco em indicadores como margem de contribuição demonstra um compromisso com a lucratividade dos parceiros, criando uma relação de confiança e diferenciação no mercado”, diz Camara.
Atualmente, a distribuidora trabalha com cerca de 2 mil SKUs provenientes de 14 fornecedores. O centro de distribuição da empresa possui 700 m² de área para armazenamento, com capacidade para 420 posições-paletes.
Distribuidora pet tem ações estratégicas para incentivar vendas
A empresa mantém 600 PDVs ativos e, para alavancar as vendas, investe em ações estratégicas como treinamento para equipes de vendas de clientes, campanhas de incentivo, descontos progressivos e brindes atrativos.
“Nós também oferecemos materiais promocionais personalizados, displays para destacar os produtos nos PDVs e consultoria focada em gestão de estoque e mix ideal. Essas iniciativas aumentam as vendas e fortalecem o relacionamento com nossos parceiros”, diz o executivo.
Além disso, a distribuidora pet adota critérios rigorosos para escolher fornecedores. “Buscamos marcas que já têm um mercado estabelecido e maior número de PDVs ativos. Trabalhar com marcas novas é sempre mais desafiador, exigindo um investimento maior em geração de demanda”, avalia.

Empresa segue atualizada com auxílio de associação
Além de diretor comercial da Royal Norte, Camara é vice-presidente da Andipet. A associação auxilia a empresa a se manter atualizada sobre as tendências do mercado.
“Essa parceria nos fornece uma rede valiosa, permitindo trocar informações estratégicas com colegas de outras regiões e parceiros industriais. Com isso, conseguimos identificar mudanças, boas práticas e inovações que beneficiam nossos clientes e promovem o crescimento sustentável do setor”, afirma.
Expansão e investimentos futuros
A Royal Norte fechou parceria recentemente com três novos fornecedores e a expectativa é posicionar rápido essas marcas no mercado. Para 2025, existe a possibilidade de ampliação da filial de Macapá.
Outro foco da empresa será a geração de demanda com mão de obra qualificada. “Um dos projetos mais bem-sucedidos esse ano foi a contratação de acadêmicos de medicina veterinária na fase final de curso. Pretendemos dobrar o número de promotores no próximo ano”, planeja Camara.
Royal Norte Distribuidora Fundação: 2005 Faturamento: R$ 22 milhões Estrutura: CD de 700 m² em Belém (PA) Total de SKUs: 2 mil Capilaridade: 600 PDVs |