O Dia Nacional do Gato Preto é celebrado neste domingo (17). A data foi criada para exaltar a beleza e o companheirismo desses felinos, além de desmentir os mitos que levam ao preconceito com esses pets. Isso porque eles ainda são vítimas de perseguição e maus-tratos por serem associados a superstições.
Dia Nacional do Gato Preto: 8 curiosidades sobre os bichanos
São muito carinhosos
Um estudo feito pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, apontou que as cores do pet definem sua personalidade. Com base na pesquisa, os gatinhos pretos possuem o comportamento manso e tranquilo, e são mais amáveis e carinhosos do que outros felinos de cores diferentes.
Precisam de proteção
Na Idade Média, surgiu o mito que esses animais eram “bruxas disfarçadas em forma de gato”. Mas infelizmente, até hoje, os gatos pretos na sexta-feira 13 sofrem com esse preconceito. Por isso, é importante triplicar a atenção e cuidado nessa data supersticiosa.
Diferentes raças
A raça bombaim é a mais conhecida pela cor preta, parecida com uma pantera em versão miniatura. Mas existem mais de 20 raças diferentes com essa coloração, como persa, maine coon e angorá.
Gatos das telinhas
Os gatinhos pretos fazem sucesso na televisão, como é o caso do desenho animado Gato Félix e na série O Mundo Sombrio de Sabrina.
Produzem muita melanina
A coloração preta é resultado da distribuição da melanina no corpo do pet, onde o fator genético determina a quantidade. Outros fatores que influenciam na cor são luz, ambiente e saúde do pelo.
Gato preto em outras culturas
Em países como Japão, Escócia e Inglaterra, os felinos pretos são símbolos de boa sorte e prosperidade. Além disso, esses animais eram reverenciados pelos egípcios, considerados animais sagrados.
São desconfiados
Por mais que sejam amigáveis, os gatos pretos também podem ser bastante desconfiados. Eles têm a capacidade de perceber perigo ao redor e alertar seus tutores.