No mundo pet, o Dia Mundial dos Répteis é celebrado nesta segunda-feira (21). Por não demandarem cuidados como passeios, banho e tosa, esses pets exóticos estão se tornando bastante populares nos lares brasileiros. Se você está pensando em ter um réptil como novo animal de estimação, mas não sabe qual a melhor opção para sua rotina, nós te ajudamos nessa escolha.
Dia Mundial dos Répteis: 5 espécies mais fáceis de cuidar
Tartaruga-de-orelha-vermelha
Dentre os pets não convencionais, as tartarugas são as mais populares. Esses animais são dóceis e não demandam muitos cuidados: precisam de um aquário espaçoso com água suficiente para nadar e uma área seca para descansar e tomar sol. Além disso, se alimentam de ração específica, vegetais e, às vezes, de pequenos insetos ou peixes.
Dragão barbudo
É a espécie de lagarto mais comum nas casas dos brasileiros. Isso porque possui uma personalidade amigável e é fácil de cuidar. O dragão barbudo precisa de um terrário com espaço suficiente para explorar e se aquecer sob uma lâmpada de calor. Por ser onívoro, esse pet deve consumir verduras, frutas e insetos, como grilos e tenébrios.
Cobra do milho
As cobras também são animais ideais para quem curte animais exóticos. A cobra do milho é a mais popular para “pais de primeira viagem” e chamam atenção pelo temperamento dócil e seu padrão de cor. São fáceis de cuidar, precisando apenas de um terrário simples, com esconderijos adequados e fonte de calor. A alimentação da espécie é baseada em roedores. Clique aqui e aprenda a montar o terrário ideal.
Camaleão
Os camaleões são fascinantes por mudarem de cor. Esse pet precisa de um viveiro com bastante vegetação e iluminação artificial. Eles se alimentam principalmente de insetos e crustáceos como grilos e larvas de mosca. Há ainda camaleões que consomem folhas verdes e frutas, enquanto outros aceitam rações específicas.
Iguana-verde
A iguana requer um grande viveiro para comportar seu tamanho e a lâmpada com emissão UVA e UVB, pois precisam ficar cerca de 12 horas no sol por dia. Sua dieta é a base de ração, além de legumes, por exemplo.