Dia do Veterinário Fisiatra: tudo sobre a profissão

Entenda como a fisiatria veterinária transforma a saúde dos pets

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
Dia do Veterinário Fisiatra
Foto: Freepik

O Dia do Veterinário Fisiatra é celebrado nesta quinta-feira (16) com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais e conscientizar tutores sobre a importância do fisiatra para a saúde e bem-estar dos animais.

Dia do Veterinário Fisiatra: o que esses profissionais fazem

Segundo informações da Fio Care Pet, o médico veterinário fisiatra dedica seu trabalho à terapia física e reabilitação ortopédica e neurológica de animais.

Assim como a fisiatria para humanos, o objetivo na veterinária é restaurar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio de tratamentos específicos, que promovem alívio de dores, recuperação funcional e melhoria no bem-estar.

Embora seja uma especialidade relativamente nova na medicina veterinária, a fisiatria tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. A evolução das técnicas e o acesso à tecnologia avançadas vêm transformando a maneira como lidamos com problemas de mobilidade, lesões e condições crônicas em nossos companheiros de quatro patas.

Quais problemas a fisiatria veterinária pode tratar?

Os tratamentos de fisiatria veterinária são recomendados para bichinhos que apresentam doenças crônicas e problemas ortopédicos como:

  • Problemas ortopédicos: displasia coxofemoral, lesões ligamentares, osteoartrite, entre outros;
  • Doenças neurológicas: hérnia de disco, paralisias, síndrome vestibular, síndrome da cauda equina;
  • Controle da dor e recuperação pós-operatória: alívio de edemas, cicatrização de feridas, regeneração de tecidos;
  • Doenças crônicas e metabólicas: obesidade, doenças respiratórias e suporte a animais geriátricos.

É comum que algum tutores fiquem receosos com o tratamento fisiatra, com medo do pet ficar tenso ou que sofra durante a sessão. Mas esse campo se destaca por ser muito seguro e pelo uso de equipamentos e técnicas que ajudam a tratar, muitas vezes sem medicação, sendo uma opção ideal para animais mais idosos ou bichinhos que sofrem com problemas renais ou hepáticos.

Principais técnicas e tratamentos na fisiatria veterinária

Os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de novos protocolos têm ampliado as possibilidades de tratamento. Entre as principais técnicas estão:

  • Radiofrequência: terapia que trata contraturas musculares, melhorando a síntese de colágeno atua na regeneração dos tecidos no pós-operatório;
  • Magnetoterapia pulsátil: aplica campos eletromagneticos para desinflamação, cicatrização, consolidação óssea, ativação do metabolismo celular e relaxamento muscular;
  • Laserterapia: utiliza laser no alivio da dor, melhorando a circulação e aceleração da cicatrização.

O campo da fisiatria veterinária não se limita a cães e gatos. Técnicas adaptadas permitem tratar animais de pequeno porte, como coelhos, aves e outros pets. Cada plano de reabilitação é personalizado para atender às necessidades específicas de cada paciente.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS