O Dia do Auxiliar Veterinário é celebrado nesta sexta-feira (14). Como o próprio nome sugere, o profissional é contratado para auxiliar o médico veterinário com as demandas, realizando atividades na área sob a sua supervisão e orientação.
Essa profissão está em alta e possui muitas oportunidades de emprego. Um auxiliar veterinário pode atuar em pet shops, hospitais, clínicas, instituições sociais ou privadas de resgates de animais.
Dia do Auxiliar Veterinário: o que esse profissional pode fazer
O auxiliar veterinário estará junto ao médico veterinário durante consultas e procedimentos cirúrgicos, além de atuar ativamente em outras tarefas. Ele é essencial para garantir o bom funcionamento e qualidade nos serviços, a fim de promover o bem-estar dos pacientes. De acordo com o Inova Veterinária, o profissional pode realizar diferentes atividades como:
- Administração de medicamentos;
- Aplicação de medicamentos subcutâneos, intravenosos e intramusculares;
- Atendimento e contato com tutores e pacientes;
- Auxiliar na coleta para exames e fazer curativos;
- Esterilização de ambientes e equipamentos;
- Preparação de matérias para procedimentos;
- Preparação e higienização dos pets;
- Realizar exames físicos básicos nos pacientes.
O que o auxiliar veterinário não pode fazer
Apesar de o profissional ser capacitado para realizar diferentes funções, existem algumas atividades que só podem ser realizadas por um médico veterinário. Dessa forma, o auxiliar veterinário não pode:
- Aplicar vacinas;
- Diagnosticar doenças;
- Interpretar laudo de exames
- Instruir o tutor sem orientação do veterinário;
- Prescrever receitas;
- Realizar eutanásia;
- Realizar procedimentos cirúrgicos.
Portanto, o auxiliar veterinário deve atuar dentro dos limites de sua capacitação e seguindo as normas e regulamentação da profissão.