
O Dia da Libertação Animal é celebrado nesta sexta-feira (18). A data do movimento social busca o fim da exploração e uso de animais de forma cruel, e em testes de laboratórios e na indústria do entretenimento, por exemplo.
Curiosidades sobre o Dia da Libertação Animal
Segundo o JCNET, a data 18 de outubro foi escolhida por ser o dia em que ativistas libertaram 178 beagles e sete coelhos utilizados para testes pelo Instituto Royal em 2013, em São Roque (SP).
A data foi criada pelo ex-deputado federal Ricardo Izar por meio de um Projeto de Lei (PL) em 2014, marcando um avanço para a libertação animal e o fim dos testes em animais.
Há diversos métodos alternativos eficazes que podem substituir esses testes. As principais universidades, como Harvard, Stanford e Yale, nos Estados Unidos, consideram desnecessário o uso de animais vivos para treinamento médico.
O movimento defende também os direitos dos animais, considerando-os sujeitos de tutela jurídica pelo Estado, com o objetivo de promover uma mudança na forma como são vistos e tratados. Além disso, busca incluir os animais na esfera moral humana, reconhecendo seus direitos à vida, integridade física e liberdade, por serem seres conscientes.