O Dia do Aquarismo é comemorado nesta segunda-feira (23). Esta data celebra a atividade que consiste na criação de peixes e plantas aquáticas. Além de ser um passatempo fascinante e terapêutico, os aquários deixam o ambiente mais bonito.
Dia do Aquarismo: 8 curiosidades sobre a prática
É preciso controlar o pH da água
Verdade. Segundo informações da Cobasi, essa é uma das principais necessidades dos peixes. Cada espécie têm uma faixa ideal de pH, e se não houver esse controle, os peixes podem ter sérios problemas, inclusive perda de apetite e até mesmo o óbito. Vai ter um peixinho? É preciso conhecer bem a espécie escolhida. Clique aqui para saber mais.
Os peixes têm memória curta
Mito. Essa característica está presente na Dory, personagem do desenho animado “Procurando o Nemo”. No entanto, na vida real, os peixes têm capacidade de fixar memórias de longo prazo.
Peixe betta é agressivo
Mito. Por ser territorialista, essa espécie acaba recebendo o título de peixes agressivos. A fêmea de betta são mais pacíficas, enquanto o macho pode até ser agressivo, mas apenas com espécies similares a ele. Quer saber mais sobre essa espécie? Clique aqui.
Aquário pequeno é mais fácil de cuidar do que os grandes
Mito. Os dois tamanhos de aquários precisam cuidados específicos, mas os maiores tendem a ser mais estáveis em termos de temperatura e parâmetros químicos da água. Ou seja, são mais fáceis de cuidar.
Troca frequente da água faz mal ao pet
Verdade. Trocar frequentemente a água pode desequilibrar o habitat, além de causar estresse no animal. As trocas devem ser realizadas parcialmente e a cada 20 a 30 dias.
Meu peixe pode viver em água da torneira
Mito. De forma alguma coloque água da torneira no aquário. Ela geralmente possui elementos prejudiciais aos peixes, como cloro e metais pesados.
É possível criar um aquário de água salgada sem gastar tanto
Verdade. Embora os aquários marinhos sejam mais caros, é possível gastar menos com essa opção. Mas é preciso escolher a espécie de peixe adequada.
Aquários precisam de iluminação
Mito. Os peixes precisam de um período de iluminação durante o dia, chamado de fotoperíodo, que varia de 8 a 10 horas.