Conheça o cão que foi banido do Reino Unido


Em alguns países, como na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia, há regras rígidas para a posse de cães da raça American Bully XL. As normas também serão implementadas na Irlanda do Norte ainda este ano. A seguir, conheça o cão que foi banido do Reino Unido.
Cão que foi banido do Reino Unido: como é a raça American Bully XL?
Segundo reportagem da BBC, o Bully XL é a maior variante do American Bully.
Embora não seja reconhecido como uma raça específica, o governo do Reino Unido forneceu orientações para identificá-lo. Esses cães são descritos como grandes, com um corpo musculoso e robusto, indicando força e potência.
Os machos medem 51 cm até o ombro e as fêmeas são ligeiramente menores. Eles são considerados XL se atingirem essa altura mínima e possuírem várias outras características.
Esses cães são perigosos?
As mandíbulas dessa raça podem causar ferimentos graves, como ossos quebrados e nervos danificados. Vários incidentes envolvendo Bully XL foram registrados.
Não há estatísticas oficiais detalhadas sobre ataques por raça. No entanto, ainda de acordo com a BBC, em 2023, a polícia registrou 30.539 incidentes de cães fora de controle causando ferimentos, um aumento de 21% em relação a 2022.
Segundo dados do Ministério da Justiça, 695 pessoas foram processadas por permitir que um cão ferisse outra pessoa na Inglaterra e no País de Gales. Houve 570 condenações.
Como funciona a proibição da raça na Inglaterra e no País de Gales?
A posse de American Bully XL é regulada pela Lei de Cães Perigosos de 1991. Desde 31 de dezembro de 2023, é ilegal vender, doar, abandonar ou criar um Bully XL.
Desde 1º de fevereiro de 2024, possuir um Bully XL sem um certificado de isenção é crime.
Os donos que solicitaram isenção precisam obter seguro, microchipar seus cães e pagar uma taxa de £ 92,40 por animal, o equivalente a R$ 640.
Os cães registrados devem ser mantidos seguros, com coleira e focinheira em público, e castrados dentro dos prazos estipulados.
Regras na Escócia e Irlanda do Norte
Na Escócia, desde 23 de fevereiro, é obrigatório que os American Bully XL sejam mantidos com coleira e focinheira em público. É ilegal vender, comprar ou transferir a posse desses cães. Os donos devem solicitar um certificado de isenção até 31 de julho de 2024.
Na Irlanda do Norte, os donos vão precisar registrar seus cães e seguir restrições semelhantes, incluindo a proibição de criar, abandonar ou vender esses animais. A legislação deverá ser implementada no verão ou início do outono.
Opiniões contrárias à proibição
Algumas organizações, como a Dog Control Coalition, argumentam que a proibição de raças específicas é ineficaz e injusta para donos responsáveis. Eles pedem uma revisão completa da lei de cães perigosos, com punições mais severas para donos negligentes.
Outras raças proibidas
Além do Bully XL, quatro outras raças são proibidas no Reino Unido pela Lei de Cães Perigosos de 1991:
- Pitbull Terrier
- Tosa Inu
- Dogo Argentino
- Fila Brasileiro