As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Conheça algumas espécies de gato selvagem

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Espécies de gato selvagem

Não é comum a quem vive nas cidades encontrar espécies de gato selvagem. Não são as raças de gato mais populares e nem podem ser criadas dentro de casa. No entanto, existem mais de 30 espécies não domesticadas do felino, excluindo leões, leopardos, tigres, guepardos, suçuaranas e jaguatiricas.

Raças de gato selvagem ou silvestre não existem apenas em continentes distantes como África e Ásia. Nas Américas, incluindo o Brasil, também há espécies de gatos selvagens. A maioria deles, porém, em todos os cantos do mundo, está entrando em extinção devido a mudanças climáticas e à prática de caçadas.

Confira algumas espécies de gato selvagem

Gato-dos-pampas – conhecido também como gato-do-mato-grande é um felino selvagem brasileiro, encontrado no Sul do país e também na Bolívia e no Chile. Ele vive em regiões abertas e campos com boa cobertura vegetal. Tem hábitos noturnos e tamanho maior do que um gato doméstico, chegando a pesar 5 kg. A pelagem se apresenta nas tonalidades laranja-avermelhada ou cinza-listrada.

Gato-maracajá – Considerada uma espécie nova brasileira de gatos. Tem o tamanho de um gato doméstico e vive em florestas densas da Mata Atlântica em todo o Brasil. A pelagem é parecida com a da jaguatirica, em tons de amarelo dourado, com manchas escuras. Tem grande habilidade para subir e descer de árvores devido às patas que rotacionam e lhe dão flexibilidade.

Gato-palheiro – Encontrado principalmente no Pantanal, mas se adapta a diferentes biomas tais como regiões altas dos Andes, no Peru. Pouco se sabe sobre a espécie, mas é um gato selvagem de porte pequeno. A pelagem é longa com tons que variam do cinza ao vermelho.

Gato-de-pallas  – encontrado em pastagens e montanhas da Ásia Central. Vive em grandes altitudes, desfrutando do clima frio. Com aparência peculiar, ficou conhecido por suas expressões faciais engraçadas e curiosas. O pelo abundante dá a impressão de ser um gato maior, mas seu tamanho é semelhante ao de um gato doméstico, pesando até 4 kg.

Gato-do-deserto – Como o nome sugere, é encontrado nos desertos da África, Ásia Central e Oriente Médio. Obviamente são resistentes ao clima árido e a seca. Com aparência de um gatinho, preferem caçar à noite e, por isso, raramente são vistos.

Gato-dourado-africano –  Florestas com vegetação e umidade, geralmente ao longo dos rios da África, são o habitat da espécie. Mas, eles se adaptam a quase todos os tipos de floresta. Preferem caçar de dia, abatendo pequenos mamíferos e passáros, o que é facilitado pela robustez do corpo e a cauda curta.

Gato-ferrugem – espécie extremamente ágil e ativa, cujo tamanho é cerca da metade do gato doméstico. É encontrado em regiões da Índia e do Sri Lanka. É pequeno, mas muito feroz , vivendo em florestas úmidas e secas, matagais, pastagens, regiões áridas e rochosas.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS