
Uma iniciativa inovadora promete transformar a maneira como os tutores cuidam de pets com deficiência no Brasil. O Instituto Cãodeirante anunciou o lançamento da Marrom, a primeira inteligência artificial (IA) conversacional do país voltada exclusivamente para o apoio, informação e orientação sobre animais de estimação com deficiência.
Desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia ia2, a Marrom é um agente de IA acessível via WhatsApp, criado para responder dúvidas, oferecer dicas e auxiliar no dia a dia com esses animais. A novidade será apresentada ao público neste sábado (31), durante o evento Cãodeirante Conecta, das 11h às 16h, no Houhouse Dog Club, em São Paulo.
“Conforme as pessoas vão interagindo com a ferramenta, sua base de dados cresce organicamente, mapeando dúvidas frequentes e ampliando seu conhecimento para solucionar, também, dúvidas gerais sobre a rotina dos pets”, explica Thales Alarcon, sócio da ia2.
O nome é uma homenagem ao cachorro Marrom, símbolo e inspiração do Instituto. Após ser atropelado e passar três anos em um abrigo, o cãozinho foi adotado pela psicóloga Sophia Porto Kalaf, fundadora da ONG. “A convivência com o Marrom foi determinante para a criação da ONG. Agora, ele ganha vida em formato digital para orientar tutores e interessados de forma acessível e empática”, diz.
IA para pets com deficiência segue em evolução
O lançamento da Marrom no WhatsApp é apenas a primeira etapa de um plano mais amplo. A segunda fase prevê a criação de uma “jornada de responsabilidade”, uma espécie de trilha interativa para que candidatos à adoção avaliem se estão prontos para cuidar de um pet com deficiência.
Em seguida, será desenvolvido um aplicativo, reunindo conhecimento de especialistas, relatos da comunidade e um sistema de mapeamento de animais disponíveis para adoção em todo o país.
Dados do State of Pet Homelessness indicam que cerca de 30 milhões de cães e gatos vivem nas ruas no Brasil. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB) e a Abinpet, aproximadamente 4,8 milhões estão em situação de vulnerabilidade, sob cuidados de pessoas sem condições de abrigá-los. Apenas 4,2% desses animais estão acolhidos por ONGs (201 mil cães e gatos).
Nesse cenário, os animais com deficiência enfrentam ainda mais obstáculos. “Em um universo muitas vezes marcado por pressões estéticas e comerciais, cachorros de determinadas raças ou cores têm uma taxa muito maior de adoção do que os que não se encaixam nesses padrões. E os animais com deficiência sofrem ainda mais”, afirma Sophia.
Cãodeirante Conecta
O evento de lançamento da IA Marrom será também um ponto de encontro para quem já convive com pets com deficiência e para quem quer conhecer mais sobre o tema.
Haverá ainda a presença de dez animais com deficiência disponíveis para adoção, além do Varal da Inclusão, que exibirá fotos e perfis de outros pets que aguardam um lar. Voluntários estarão disponíveis para orientar os interessados sobre o processo de adoção responsável. Por fim, o evento contará com o sorteio do Kit Conecta, com produtos e brindes dos apoiadores do projeto.
Para conversar com a IA Marrom, mande mensagem para (11) 96310-0472.
Cãodeirante Conecta Data: Sábado, 31 de maio Horário: das 11h às 16h Local: Houhouse Dog Club Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade, São Paulo – SP, 05707-400 Ingressos: aqui |