Compras online ganham ferramenta em Libras na Petz

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As compras online, cujo movimento aumentou 130% em quatro anos no mercado pet, ganham uma ferramenta exclusiva do Grupo Petz.

A rede é a primeira do mercado pet brasileiro a implementar uma ferramenta de acessibilidade que traduz os textos do site para Libras. Com a ajuda da tradutora virtual Maya que foi implementada na primeira semana de abril, todo o conteúdo de texto do site poderá ser automaticamente traduzido para Língua Brasileira de Sinais.

Dados do IBGE mostram que, no país, cerca de 5% da população é surda ou deficiente auditiva e parte dela usa a Libras como auxílio para comunicação. Esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada.

“Nós entendemos que cada cliente é especial e atendê-lo da melhor forma possível é nosso compromisso. Prover acessibilidade para as diferentes necessidades de nossos clientes é mais um passo no nosso objetivo de nos consolidarmos cada vez mais como o maior e mais completo ecossistema pet do país”, diz Bruno Vietti, head de CX e Produtos Digitais do Grupo Petz.

A tradutora virtual Maya é um personagem 3D com tecnologia desenvolvida pela empresa Hand Talk. Com a implementação, quando o consumidor navegar na página da loja, verá uma janela de acessibilidade localizada à direita da tela, em um ícone de duas mãos.

Ao clicar nesse ícone, a Maya vai aparecer para traduzir o texto que o usuário selecionar. “Em breve pretendemos ter também à disposição a funcionalidade do handtalks nos demais canais digitais. A Zee.Dog, uma das empresas do Grupo, adquirida recentemente, já possui esse dispositivo no seu site”, completa Bruno .

Atualmente, menos de 1% dos sites brasileiros é considerado acessível para pessoas com deficiência, segundo dados do site da Hand Talk. A implementação de uma tecnologia que traduz texto para a Língua Brasileira de Sinais é importante porque grande parte da comunidade surda possui a Libras como primeira língua e não tem tanto domínio do português.

Isso acontece porque a alfabetização depende, em grande parte, dos sons das palavras. E ainda que nem todos os surdos sejam analfabetos, eles dão preferência por se comunicar em Libras, que é a língua que utilizam em seu dia a dia e que faz parte de sua cultura e identidade.

Compras online tiveram salto na pandemia

As compras online de pet shops cresceram 130% entre março de 2020 e fevereiro deste ano, confirmando a acelerada transformação digital do setor. No ano passado, o faturamento acumulado com e-commerce totalizou R$ 2,8 bilhões.

Segundo o Instituto Pet Brasil, a projeção para este ano é de uma receita superior a R$ 3,3 bilhões. “A ampla capilaridade da rede varejista, que rapidamente adequou suas modalidades de entrega ao contexto de isolamento social, foi determinante para o mercado pet superar as turbulências econômicas estimuladas pela pandemia”, comenta Nelo Marraccini, presidente do conselho consultivo da entidade.

O dirigente ainda enxerga um amplo potencial de crescimento, a julgar pelo maior apetite nos gastos dos tutores e pela representatividade ainda baixa do ­­e-commerce no volume de negócios do setor – 5,6%. E o potencial das pequenas e médias desponta como principal motor dessa expansão. “Hoje, 80% do movimento do mercado pet é resultante do esforço de empreendedores de menor porte. Poucas dessas empresas, porém, ainda ocupam plenamente o ambiente virtual”, contextualiza.

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