Como remover tártaro em cachorro

O tártaro não é um problema que atinge até mesmo os cães. A manutenção regular da saúde bucal é importante para manter o bem-estar do animal de estimação. Saiba identificar o tártaro em cachorro, como prevenir e remover aplaca bacteriana de forma eficaz.
O que é tártaro?
O tártaro é um acúmulo de placa bacteriana e minerais, principalmente da saliva, que se acumula nos dentes e nas gengivas de cães e outros animais, podendo levar a infecções gengivais e mau hálito.
Prevenção
A melhor maneira de evitar o acúmulo de tártaro em cachorro é praticar uma boa higiene bucal, incluindo escovar os dentes do seu cão pelo menos duas vezes por semana usando um creme dental específico. Além disso, limpar regularmente as bochechas do seu cão e massagear as gengivas com o dedo é uma boa prática.
Como remover o tártaro?
A remoção do tártaro é um processo profissional no qual o veterinário usa uma série de ferramentas presa nos dentes do seu animal. A limpeza dental profissional inclui a escovação manual dos dentes usando uma pastilha abrasiva especialmente projetada para limpar a placa bacteriana. O veterinário também usará uma escovação de ultrassom e uma sonda para remover os excessos de tártaro.
Após a limpeza dental profissional, o especialista aplicará um agente bactericida para ajudar a prevenir infecções gengivais. Se necessário, podem ser realizados tratamentos adicionais, como a remoção cirúrgica de tártaro, para extrair os tártaros mais profundos. Esse protocolo é recomendado a cada seis meses para prevenção de novas ocorrências.
Os cuidados diários com os dentes também incluem a administração de alimentos especiais ricos em fibras, que ajudam a reduzir o acúmulo de placa bacteriana e de tártaro nos dentes. Os ossos e biscoitos duros, também ajudam a manter os dentes limpos.