Como fazer o cachorro emagrecer de maneira saudável? Se seu pet está gordinho, esse acúmulo de gordura pode indicar que o bichinho está obeso e precisa de cuidados.
Existem vários motivos para o pet engordar. O problema pode estar relacionado a condições metabólicas, endócrinas, genéticos e sociais, mas na maioria dos casos ele consome mais calorias do que gasta. Os tutores também tem uma boa parcela da culpa, justamente por não controlar as quantidades diárias de refeições, proporcionam petiscos em excesso, compartilham do seu alimento com o cão e não passeiam com o animal.
Vale ressaltar que determinadas raças estão propensas a obesidade, como por exemplo, Buldogue Francês, Rotwiler, Golden Retriever, Labrador, entre outras. Por isso, a dieta precisa ser equilibrada, sem muitas exceções.
Como fazer o cachorro emagrecer?
Mas como fazer o cachorro emagrecer? Os pais de pets acham que a alternativa mais viável é reduzir a quantidade de alimentos. Ele pode até perder peso com menos consumo de calorias, por outro lado, o cão reter menos nutrientes e essa deficiências tende a oferecer consequências graves para a saúde.
Antes de mais nada, você precisa entender que o cardápio deve fornecer mais nutrição e menos calorias, para que o processo não traga danos para o seu organismo. Peça orientação a um veterinário, para garantir que na dieta não falta nada que ele precise.
Mantenha os petiscos
Os petiscos não devem ser excluídos da dieta do seu pet. Só tome cuidado para não ultrapassar a quantidade indicada pelo veterinário, que geralmente é de 10%, do total das calorias diárias. Se preferir, aposte em versões caseiras, como o chuchu e a abobrinha, podendo ser ofertado com acompanhados de um sachê ou patê.
Inclua exercícios físicos
O veterinário vai avaliar a idade, estilo de vida e condições físicas antes de indicar a dieta e os exercícios físicos, durante o protocolo alimentar do pet.
Como ajudar o seu cachorro emagrecer com atividades físicas: Além de ajudar a perder peso, é importante para:
- Fortalecimento dos ossos, músculos e articulações
- Melhora da ansiedade
- Aumento da disposição
- Sistema cardiorrespiratório
- Auxilia no sistema imunológico
Incentive diariamente o seu cão a praticar exercícios físicos. Se ele for bem sedentário, vá aumentando a intensidade aos poucos. Brinque de corrida por alguns períodos, depois leve-o para um passeio curtos até ele pegara o ritmo. Você vai perceber como essa colaboração vai fazer o animal emagrecer e de forma muito feliz.